Nesta quinta-feira, 14 de dezembro, o Projeto de Extensão Guamá Bilíngue vai comemorar seus 14 anos de criação, com uma grande solenidade que será realizada no Auditório Setorial Básico, das 16h às 18h . Vinculado à Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (Falem), o projeto proporciona o ensino gratuito de línguas estrangeiras para a população de baixa renda, principalmente estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana de Belém.
Em seus 14 anos de história, o Guamá Bilíngue já atendeu a mais de 200 jovens que puderam aprender os idiomas Inglês, Espanhol e Alemão. Entre os bairros que já contaram com turmas do projeto, estão: Guamá, Sideral, Icoaraci, Marex, Jurunas, Outeiro e Cidade Nova, além do Bengui, que contou com três turmas realizadas em parceria com o Movimento República de Emaús.
As aulas do projeto são realizadas por discentes da Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas, que têm a oportunidade de trabalhar a prática docente antes mesmo do estágio obrigatório de seus respectivos cursos. Para além do desenvolvimento acadêmico e profissional dos graduandos, o projeto também cumpre um papel importante para a Universidade, que é a democratização do ensino de idiomas, melhorando a perspectiva de futuro de muitos jovens que vivem ao redor da UFPA.
Novidade de 2023 – Este ano, o Guamá Bilíngue trouxe como novidade a oferta de um novo idioma: o Alemão. A ideia surgiu do interesse dos discentes da Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas em ofertar um novo idioma, mediante diferentes estratégias de ensino e aprendizagem, de modo que pudessem atender à crescente demanda pelo alemão ocasionada pelas ofertas de emprego e estudo em países germanófonos.
Assim, tendo como base do ensino um material didático inédito e customizado especificamente para o público-alvo, a primeira turma de Alemão contou com alunos da Escola Estadual de Educação Tecnológica Doutor Celso Malcher, que fica localizada no PCT-Guamá.
“O aprendizado de uma nova língua é um instrumento importante para a ascensão sociocultural dos jovens em situação de vulnerabilidade”, lembra Lucas Tavares, que atua como bolsista do Guamá Bilíngue.
Para além do Guamá – Devido ao seu sucesso, o Guamá Bilíngue também conquistou entusiastas para além do campus em que foi criado. Conhecedor da prática já realizada, o professor colombiano David Alejandro Jaramillo resolveu implementar uma versão do projeto na cidade de Medellín, na Colômbia. No projeto realizado no país vizinho, o idioma ensinado é o Português.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação