O Projeto de Extensão "IQ: Conhecimento e Resistência" da Universidade Federal do Pará tem desenvolvido novos métodos para continuar a contribuir com o apoio acadêmico e pedagógico destinado aos alunos indígenas e quilombolas nesse atual contexto de pandemia de Covid-19. propósito do projeto é apoiar os estudantes nas dificuldades encontradas no ambiente acadêmico e garantir a permanência deles na Universidade.
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o Projeto precisou se reinventar e começou a trabalhar de forma remota utilizando diversos recursos tecnológicos disponíveis, como: ligações telefônicas, e-mails, mensagens via whatsapp, lives para discutir o impacto da pandemia, e cursos EAD de informática básica e minicurso de gêneros textuais acadêmicos. Dentre todos os recursos utilizados, um dos mais eficazes foi o instrumental elaborado para avaliar o acesso de alunos indígenas e quilombolas ao Ensino Remoto Emergencial ofertado pela UFPA.
O instrumental mostrou que grande parte dos alunos indígenas e quilombolas tinham dificuldade em relação ao uso de internet e precisavam se locomover de sua aldeia ou cidade para outras localidades onde pudessem ter sinal e conseguir acesso à uma conexão instável. Foram apontados ainda obstáculos como a falta de equipamentos necessários, pouco domínio sobre plataformas digitais e a necessidade de retornarem às suas aldeias em decorrência de problemas financeiros e psicológicos. E, mesmo com todos esses fatores, o ERE foi apontado pelos discentes como a única alternativa para prosseguirem com período letivo.
‘‘Diante desse contexto, o Projeto adaptou suas ações pensando nessas dificuldades de acesso à internet desses discentes, os quais estão entre os grupos vulneráveis atingidos pela pandemia, o que agravou a dificuldade de acesso ao ERE’’, explica a coordenadora do IQ, Maria Amoras.
Para atender esse alunos foram realizados um curso de informática básica e um minicurso de Gêneros textuais acadêmicos, que tiveram como objetivo apoiar o processo de aprendizagem desses estudantes por meio do uso das ferramentas tecnológicas. Enquanto que para a continuação do apoio pedagógico, foram disponibilizados, ainda, vídeos-resumos curtos com orientações para trabalhos acadêmicos e acompanhamento da elaboração semanalmente. O projeto também contou com o apoio institucional da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA), que ofertou Auxílio de Inclusão Digital para alguns discentes indígenas e quilombolas em edital aberto no último ano.
Mostra Fotográfica – Dentre as atividades virtuais promovidas pelo Projeto, está a II Mostra Fotográfica com o tema: ‘‘Povos indígenas e resistência na Amazônia'', que terá abertura realizada nesta terça-feira, 08 de junho, às 19h, via página do Facebook da Faculdade de Serviço Social – UFPA. Contará com a participação de alunos e professores indígenas e quilombolas da Universidade. Além de fazer referência ao dia 19 de Abril, Dia da Luta dos Povos Indígenas, a Mostra também coloca no centro do debate a contribuição de estudantes indígenas e quilombolas para a construção de uma universidade intercultural.
‘‘Temos focado em contribuir e fortalecer as lutas desses alunos pelo seu território e pela permanência na Universidade, então essa ação é uma oportunidade deles trazerem para dentro da Universidade como acontece essa luta utilizando a produção artística com fotografias, ou seja, a partir de seus olhares , de seus pontos de vista”, aponta a professora Maria Amoras.
IQ conhecimento e resistência – O Projeto de Extensão ‘‘IQ: Conhecimento e Resistência’’ foi criado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), do curso de Serviço Social, com o propósito de destinar apoio acadêmico e pedagógico aos alunos quilombolas e indígenas dos cursos de graduação da UFPA e desenvolver ações que contribuam para esses alunos permanecerem e concluírem os cursos com êxito. Para alcançar esses objetivos, a Coordenação organizou três grandes eixos de ações que trabalham o apoio pedagógico, o apoio acadêmico e o apoio à formaçao no tema da educaçao antirracista e intercultural. O projeto é coordenado pelas professoras Maria Amoras e Solange Gayoso.
Serviço:
II Mostra Fotográfica do Projeto IQ – Conhecimento e Resistência
Data: De 08 a 12 de junho de 2021
Plataformas de acesso: via página do Facebook da Faculdade de Serviço Social – UFPA e perfil do Projeto no Instagram.
Texto: Renan Pinheiro – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagem: Divulgação