A Universidade Federal do Pará (UFPA) será, em 2026, uma das instituições a receber o HackaTruck Maker Space, laboratório itinerante de tecnologia e capacitação profissional. O projeto, realizado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, percorrerá o país oferecendo formação gratuita para estudantes universitários, em um ambiente colaborativo de aprendizado.
O caminhão do HackaTruck será estacionado no Campus Guamá, no qual os(as) estudantes selecionados(as) poderão vivenciar, presencialmente, uma experiência imersiva em desenvolvimento tecnológico e inovação. A capacitação será dividida em duas etapas. Na etapa EaD, que ocorrerá de 27 de outubro de 2025 a 11 de janeiro de 2026, será ofertado um curso gratuito de nivelamento, com conteúdos introdutórios na temática.
Já na etapa presencial, que será realizada de 26 de janeiro a 4 de março, os 56 participantes com melhor desempenho no curso on-line serão selecionados para as atividades práticas no caminhão-laboratório. Nesta fase, os(as) alunos(as) aprenderão Práticas de Cloud Services usando Swift, com ênfase em Serviços Cognitivos, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial.
“Com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), o Instituto Eldorado renovou a parceria de sucesso com a UFPA e, em 2026, volta a estacionar em nosso campus para proporcionar novas experiências de aprendizado, inovação e impacto social a estudantes de todas as áreas do conhecimento”, destaca o professor Antonio Abelém, coordenador local do projeto que teve um grande engajamento durante a sua primeira passagem na região, em 2018.
Aprendizado mão na massa – O HackaTruck Maker Space é voltado a discentes regularmente matriculados(as) na UFPA, de todas as áreas do conhecimento, desde Exatas e Engenharias até Humanas, Artes e Saúde, que tenham curiosidade e interesse em explorar como a tecnologia pode transformar realidades.
Durante o projeto, os(as) participantes terão contato com ferramentas e metodologias que estimulam a inovação e o pensamento criativo. O ambiente moderno permite desenvolver protótipos de aplicativos móveis, utilizar impressoras 3D, cortadoras a laser, trabalhar em conjunto e aplicar conceitos de inteligência artificial e computação em nuvem.
“Essas iniciativas atualizam os estudantes sobre tecnologias emergentes e promovem o aprendizado ativo, em que é possível construir, testar e aprimorar ideias. Além disso, ajudam a reduzir desigualdades no acesso a recursos tecnológicos, fomentam a inovação e desenvolvem competências como criatividade, trabalho em equipe e visão empreendedora”, ressalta o professor Antonio Abelém.
As inscrições para o curso EaD abrem no dia 27 de outubro e podem ser realizadas no site do projeto. No ato do cadastro, o(a) participante deve inserir a chave “HACKA26&UFPA” para acessar a turma exclusiva da UFPA.
Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail contato@hackatruck.com.br e número (19)99875-0552 (WhatsApp). Os canais funcionam apenas em dia e horário comerciais (segunda a sexta, das 8h às 17h).