Projeto Multicampiartes Caravana Cultural terá mais uma edição, desta vez em São Caetano de Odivelas

"BANNER

De 16 a 20 de setembro, a cidade de São Caetano de Odivelas será o palco do Projeto Multicampiartes Caravana Cultural, organizado pela Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA. As inscrições para participar do evento e das oficinas seguem abertas até o dia 13, são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, no Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas (NUSC).

O Multicampiartes visa à promoção de iniciativas culturais e artísticas pelo Estado, unindo o saber produzido na UFPA aos saberes e ao desenvolvimento das comunidades, de forma que os dois sejam fortalecidos. Por meio da realização de diversas atividades artísticas e culturais, que valorizam o aperfeiçoamento teórico e prático, o projeto socializa, experimenta, comunga e divulga as artes nos diversos campi da Universidade. Nesta edição, o escolhido foi o Campus de Castanhal e sua área de abrangência.

“O Multicampiartes cumpre a função de formação de um núcleo de oficinas, basicamente, mas também da circularidade cultural e legitimação da cultura local, tudo isso em diálogo com a extensão universitária, que é a missão da Proex”, ressalta o diretor da DACEL, professor Miguel de Santa Brígida. Desde o início de 2019, o Multicampiartes está integrado ao Núcleo de Oficinas – Processo de Criação Artística, que oferece oficinas de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais e Literatura.

Programação – Segundo o professor Miguel de Santa Brígida, a experiência da última edição do Multicampiartes, em Portel, ressaltou pontos importantes da programação que se destacaram e retornarão para esta edição de setembro. “Portel deixou duas coisas muito significativas para a gente, que é o Conexão Cultural e uma articulação com a cidade como um todo. Os cidadãos se envolveram na organização como voluntários, para arrumar o espaço físico, participar da programação etc. Foi uma festa cultural muito especial, e a nossa equipe saiu de lá muito feliz.”

O Multicampiartes São Caetano de Odivelas ofertará oficinas de Políticas Públicas de Cultura; Dança Urbana, Teatro, Fotografia com Celular e Canto. O Grupo Coreográfico da UFPA vai apresentar o espetáculo Enraizando. O Conexão Cultural desta edição trará a roda de conversa “Odivelidade: Narrativas e Identidade de São Caetano de Odivelas”, com a presença de produtores culturais locais.

Histórico – Desde 2002, o Multicampiartes faz parte das atividades da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex). O projeto foi idealizado pelo professor João de Jesus Paes Loureiro para potencializar a cultura extensionista nas comunidades em que a Universidade está inserida. A última edição ocorreu em julho, na cidade de Portel, na ilha do Marajó. Em São Caetano de Odivelas, será realizada a 13ª edição do evento.

Serviço:
Multicampiartes São Caetano de Odivelas
Data: de 16 a 20 de setembro
Locais: Escola Estadual Rosa Rocha, Salão Paroquial da Igreja Matriz, Escola de Música de São Caetano de Odivelas
Inscrições para as oficinas: até 13 de setembro, gratuitamente
Local das inscrições: Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas