Manter uma postura correta é fundamental para a saúde da coluna vertebral – a estrutura que suporta o peso do corpo humano e que protege a medula espinhal. Neste sentido, a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará (UFPA) desenvolve o Projeto “Assistência e prevenção das disfunções na coluna vertebral”, que atende, gratuitamente, a discentes e a servidoras(es) da UFPA, além da comunidade externa. A ideia é melhorar a qualidade de vida das pessoas, restabelecendo, no menor tempo possível, a saúde funcional da coluna vertebral delas.
Supervisionado pelo professor Maurício Oliveira Magalhães, doutor em Ciências da Reabilitação, o público-alvo do projeto são pessoas com disfunções na coluna vertebral e dor lombar em decorrência, por exemplo, de osteofitose (bico de papagaio); degeneração discal; dores musculares; hérnia de disco (abaulamento, protrusão, extrusão e sequestro); escoliose; entre outras. “O suporte é feito, inicialmente, por meio de uma avaliação fisioterapêutica detalhada do quadro funcional da(o) paciente. Em seguida, é oferecido um plano de tratamento direcionado para cada caso”, explica Magalhães.
Segundo o professor, as ocorrências mais frequentes são as dores na coluna lombar, de causa muscular e estrutural, como uma hérnia de disco. São pessoas que sentem dores na parte de baixo da coluna e, por isso, têm dificuldades funcionais para realizar simples atividades do dia a dia, como agachar-se, ficar em pé ou sentada(o). Em alguns casos, as dores nas costas interferem até na qualidade do sono, em decorrência de despertares noturnos.
Para participar do projeto, as(os) interessadas(os) devem preencher este formulário eletrônico. Após a triagem, a(o) paciente será informada(o) sobre o plano de tratamento. O atendimento ocorre às terças e sextas-feiras das 8h às 10h30, na Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA.