Neste sábado, dia 22 de junho, ocorrerá mais uma edição do Trilhas do Literário, ação ligada ao Grupo de pesquisa NarrAmazônia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama). O tema desta edição será o livro Altar em Chamas, do poeta João de Jesus Paes Loureiro, que receberá o grupo na última estação da Trilha. Durante a ação, os participantes farão a leitura dos poemas nas ruas do Ver-o-Peso e da Cidade Velha, passando por dois museus.
O grupo sairá às 9h da Praça do Relógio, no Ver-o-Peso, local de concentração. O percurso prevê a caminhada em direção à Cidade Velha e terá como ponto final a Praça do Carmo, no Fórum Landi. O evento vai reunir professores e alunos da Unama e da UFPA e demais estudantes e professores de escolas públicas e privadas. Mas o evento é aberto ao público em geral. É só chegar ao local de concentração às 8h30. Os participantes devem ir com roupa confortável para a caminhada, devem levar água e usar chapéus ou bonés para se proteger do sol.
O projeto conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGLC), da UNAMA; do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Cultura e Amazônia (PPGCom), da UFPA; e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.
Trilhas do Literário – Trilhas do Literário surgiu do Projeto de extensão “Belém da Memória: a cidade e o olhar da literatura”, criado pelo professor Paulo Nunes, no curso de Letras da Unama. Para ele, a literatura, com diversas formas de linguagem, propõe outra forma de discutir e habitar o espaço urbano.
Por meio da disciplina Narrativas (PPGCLC/UNAMA), o professor Paulo Nunes se juntou à professora Vânia Torres, da Faculdade de Comunicação da UFPA, tornando o Projeto “Trilhas do Literário” parceiro do Projeto NarrarCidades (UFPA), estabelecendo o diálogo entre Letras e Comunicação.
Serviço:
Trilhas do Literário
Saída: Praça do Relógio – Av. Portugal, Campina, Belém
Data: 22 de junho
Hora: às 8h30
Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução/Google