Projeto realiza mutirão para reconstrução de pontes em comunidades ribeirinhas de Breves

"Projeto

O Programa “Redes de Comunidades Ribeirinhas”, da Faculdade de Serviço Social do Campus de Breves da UFPA, realizará, no dia 30 de novembro, o mutirão “Pontes de verdade: Por direitos e dignidade”, com o objetivo de recuperar 800 metros de pontes, em estado precário, que atrapalham o deslocamento de mais de 50 famílias nas comunidades ribeirinhas Vila Intel II e Magebras.

Para possibilitar a reforma, está sendo realizada a “Campanha das pontes: construindo direitos sobre as águas”, para arrecadar 300 quilos de pregos no formato 3×9. “A própria comunidade decidiu que a prioridade das nossas ações são as pontes. Eles andam por cima das águas nestas estruturas, que estão precárias. A chuva apodrece a madeira e, em muitos casos, nem há mais pontes. Essa precarização causa muitos acidentes e impede inclusive que as crianças possam ir à escola. A nossa campanha busca mobilizar a sociedade de Breves para reconstruí-las”, explica o professor Eunápio Dutra, coordenador do projeto.

"ProjetoSegundo ele, os moradores de Breves também podem colaborar no mutirão, participando ativamente na reforma. “Podemos levar cerca de 40 pessoas a cada comunidade para dar suporte e trabalhar na revitalização das pontes. Para pensar a realidade nessas comunidades, se colocar no lugar deles e perceber o quanto elas são importantes para a cultura amazônica”.

Também serão realizadas no dia do mutirão atividades culturais e oficinas. “Teremos atividades para crianças e idosos e convidamos artistas para cantar e dançar no dia. Este também será um dia de lazer e celebração. As populações ribeirinhas têm muita força e poder, e esse mutirão é capaz de trazer isso à tona”.

Os pontos para arrecadação de material em Breves são as Escolas Gerson Peres, Maria Elizete Fona Nunes e Maria Câmara Paes. Além disso, também são aceitas doações nos Campi de Breves da UFPA e do Instituto Federal do Pará (IFPA) e das Faculdades Unopar, Unicid, Famma e UNIP. Em Belém. Doações podem ser entregues na Biblioteca Central da UFPA.

"ProjetoRedes de comunidades ribeirinhas – O projeto se iniciou em uma visita técnica da turma de Serviço Social da UFPA em comunidades ribeirinhas que eram áreas de extração de madeireiras no Marajó. O programa busca entender a realidade dessas comunidades e ampliar a participação social da população, que se encontra em situação de vulnerabilidade.

São realizadas oficinas e atividades culturais e educativas, para formar os envolvidos e construir consciência social e de colaboração nas comunidades. Além disso, os pesquisadores e os estudantes envolvidos no projeto também participam de atividades próprias das comunidades, como reuniões, para entender melhor as demandas e necessidades dos povos ribeirinhos.

Serviço:

Campanha das pontes: construindo direitos sobre as águas

Período: até 29 de novembro
Locais de coleta: Marajó: Escolas Gerson Peres, Maria Elizete Fona Nunes e Maria Câmara Paes; Prédio administrativo do Campus de Breves da UFPA; do IFPA; da Unopar; da Unicid; da Famma e da UNIP.
Belém: Biblioteca Central da UFPA (Campus Básico)
Mais informações na página do projeto

Texto: Rafael Miyake- Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação Projeto