O Projeto RodaVida irá promover mais uma roda de conversa, desta vez com o tema "Falas Universitárias: Vivências de Luto". A iniciativa tem como objetivo oferecer acolhimento para os estudantes universitários que vivenciaram o luto recentemente e têm sentido os reflexos das perdas. O encontro acontece na quinta-feira, 10 de junho, a partir das 17h30, via Plataforma Google Meet. A inscrição é gratuita, por meio do preenchimento do formulário on-line. Podem participar todos os estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA).
No evento, os estudantes poderão ouvir experiências de outros participantes e interagir por chat ou áudio, da forma que se sentirem mais confortáveis. O objetivo é proporcionar um espaço para que todos possam refletir como está sendo vivenciar o luto durante esse período, compartilhando experiências, medos, ansiedades e vivências em um espaço sigiloso, acolhedor e aberto.
“O luto é uma fase difícil de ser vivenciada, é um momento em que você ressignifica sua própria vida, sua rotina, suas relações com as pessoas e você precisa lidar com a ausência e a perda. No atual momento, temos dois agravantes dessa vivência do luto, que são muito fortes: o primeiro se refere à ausência dos rituais do luto a que estamos habituados, sem velórios e sem enterros, e também os rituais religiosos, que ou não estão sendo realizados, ou têm um número de pessoas reduzido. Então isso faz com que os processos do luto sejam ainda mais solitários e sem a carga do simbolismo cultural que a gente utiliza há milênios para processar nossas perdas”, explica a professora Aline Menezes, coordenadora do Projeto RodaVida.
Ainda de acordo com a professora, hoje em dia é comum que o luto individual se confunda com o luto coletivo, por outras pessoas também estarem vivenciando o luto e também por questões de ordem política e social. Isso faz com que o luto fique em um difuso de sentimentos que pode prejudicar a experiência para o indivíduo.
RodaVida – O RodaVida é uma iniciativa do Laboratório de Soluções Educacionais (LSE), vinculado à Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA), voltado para a saúde mental dos estudantes da graduação da UFPA, com o objetivo de oportunizar um espaço seguro de diálogo, em que os graduandos possam se sentir acolhidos e orientados a como lidar com os desafios de seu cotidiano na Universidade.
O projeto é coordenado pela professora Aline Menezes, e os encontros são mediados por estudantes de graduação devidamente treinados e capacitados, para acolher e também oferecer orientações sobre onde buscar ajuda e obter suporte.
Serviço:
Roda de conversa "Falas Universitárias: Vivências de Luto"
Data: 9 de junho
Horário: às 17h30
Plataforma: Google Meet
Inscrição gratuita via formulário eletrônico
Podem se inscrever alunos de qualquer graduação da UFPA
Para mais informações sobre o projeto, acesse as redes sociais do RodaVida.
Texto: Bruna Ribeiro – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação