O Projeto RodaVida retorna com suas rodas de conversas voltadas à saúde mental de discentes da graduação. O encontro acontece no dia 8 de abril de 2022, às 9h, no Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A ideia da ação é promover acolhimento e orientações aos estudantes para melhorar a vivência universitária e ampliar uma rede de suporte já existente. Podem participar discentes de qualquer curso de graduação da UFPA, bastando estar presente no encontro, sem a necessidade de inscrição prévia.
O projeto teve início em 2020, incentivado pela Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), que identificou o aumento na demanda por suporte psicológico e/ou psicopedagógico, O RodaVida passou a realizar rodas de conversa on-line voltadas a todos os institutos e campi da UFPA.
A coordenadora do projeto, Aline Menezes, conta estar empolgada para o retorno presencial do projeto. “Sabemos que essa transição não tem sido fácil para muita gente e esperamos prover um espaço de diálogo para trabalhar essas questões e outras que permeiam a saúde mental do graduando”, afirma.
A ação se mostra necessária, pois os índices de adoecimento mental de alunos de graduação são crescentes no mundo, afetando o desempenho e levando à evasão das universidades e aos impactos na vida pessoal dos discentes.
"Muitas vezes, a saúde mental é compreendida apenas na perspectiva patologizante. Nós não nos vemos dessa forma. Podemos apresentar sofrimento por estarmos em contextos que nos são danosos e é possível transformar nossa relação com esses espaços, transformando-os no processo”, conclui Aline.
Serviço:
Roda de Conversa do Projeto RodaVida Saúde Mental na Graduação
Data: 8 de abril de 2022
Hora: às 9h
Local: Instituto de Tecnologia (ITEC), Campus Profissional, UFPA – Guamá.
Aberto a discentes dos cursos de graduação da UFPA
Texto: João Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação