menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Projeto Roteiros Geo-Turísticos realiza edição especial neste sábado, 20

"roteiros

Com o tema “Bairro do Umarizal e suas transformações socioespaciais”, no dia 20 de outubro, o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGEOTUR) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará mais uma edição do Projeto Roteiros Geo-Turísticos, que percorrerá o bairro Umarizal. O evento contará com a parceria do Trilhas do Literário e da Academia do Peixe Frito. A inscrição está aberta e é gratuita.

Pela primeira vez, será realizada a experiência da linguagem de libras durante o trajeto. Esse roteiro faz parte da programação do III Encontro de Patrimônio Cultural e Sociedade, evento realizado pelo curso de História da Universidade da Amazônia, que fomenta as pesquisas no campo do Patrimônio Cultural e dialoga com a sociedade, para dar visibilidade às suas demandas culturais em prol da valorização do nosso Patrimônio Cultural e dos Direitos Humanos. Haverá, também, a participação do professor Paulo Nunes, da Academia do Peixe Frito, que vai ler trechos de livros de poetas e cronistas que escreveram sobre o bairro Umarizal.

Criado com o intuito de oferecer o conhecimento sobre o Centro Histórico de Belém, o projeto busca, também, o fortalecimento e o reconhecimento dos cursos de Geografia e Turismo nas universidades e a valorização do patrimônio como campo de pesquisa e conhecimento científico. Para Maria Goretti, professora da Faculdade de Geografia e coordenadora do projeto, a importância dos roteiros é implementar ações voltadas para as práticas de turismo histórico e resgatar a memória socioespacial da cidade de Belém.   

Percurso – A caminhada turística partirá às 8h30 da Praça Brasil, em frente ao monumento ao índio e fará o seguinte trajeto: Praça Brasil (Praça Santos Dumont), Escola de Teatro e Dança da Ufpa, esquina da D. Romualdo de Seixas com Bernal do Couto, Mercado e Feira de Santa Luzia, Faculdade de Medicina, Santa Casa de Misericórdia, esquina da Generalíssimo com a Oliveira Belo, esquina da Generalíssimo com Diogo Moia, Prédio da Apae, esquina da Domingos Marreiros, Hospital Beneficente Portuguesa e, por fim, o Museu da UFPA.

Recomendações – Todo o trajeto, que passa por 12 pontos da cidade, requer algumas observações e recomendações importantes feitas pela coordenação do GGEOTUR. O participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves, pois o roteiro é a pé pelas ruas, podendo ser realizado mesmo com chuva. Portanto recomenda-se levar guarda-chuva e capa de chuva,  lembrando que, durante o passeio, não haverá entrada nos prédios. O percurso se encerra por volta do meio dia.

O projeto – Premiado nacionalmente pelo IPHAN em 2016, na categoria de projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação, oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades, o projeto conta com nove roteiros, desde sua primeira edição em 2011, passando por pontos turísticos da cidade e de grande valor histórico para a população paraense, como o Ver-o-Peso, Belle Epoque, Campina, Reduto, Batista Campos, Umarizal, Estrada de Nazaré.

Os roteiros também ocorrem fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores, como em Cametá, coordenado pelo professor do curso de Geografia da UFPA José Carlos Cordovil. Outras cidades, como Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras, também já foram contempladas com a experiência do projeto.

Serviço:
Roteiro Geo-Turístico pelo Bairro do Umarizal
Local: saída da Praça Brasil (em frente ao monumento ao índio)
Hora: Às 8h30

Texto: Raquel Brasil – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo