Promover um ambiente no qual pessoas com deficiência possam praticar atividades físicas por meio do esporte. Esse é o objetivo do Projeto UFPA Paralímpica da Universidade Federal do Pará (UFPA), ao ofertar vagas para incluir pessoas da Região Metropolitana de Belém, com deficiência, em modalidades esportivas. O projeto surgiu da parceria dos professores Marília Passos e Anselmo de Athayde com o programa Educação Paralímpica, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente pelo preenchimento do formulário on-line.
Iniciado em março de 2019, o projeto consiste na realização de três modalidades de esportes para as atividades físicas: bocha, parabadminton e parataekwondo, e visa incentivar o aluno a realizar atividades “fora de casa”, ou seja, em outros Estados, bem como mostrar-lhe que está apto a fazê-las.
“Trabalhamos para estimular a saída das pessoas com deficiência de suas casas, superar todo o medo de estar aqui e desenvolver uma atividade esportiva. Conseguimos observar que é algo gratificante para os praticantes, principalmente pelo fato de elas estarem fazendo exercícios que ajudam na manutenção da saúde e no seu desenvolvimento pessoal”, afirma a coordenadora do projeto, Marília Magno.
Bocha – Praticada por atletas com paralisia cerebral ou deficiências severas, a competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca. Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e os instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.
Parabadminton – É um esporte adaptado para pessoas com deficiência física. O parabadminton é dividido basicamente em duas categorias: wheelchair, para cadeirantes, e standing, para andantes. Essas categorias podem se subdividir de acordo com o tipo e o grau da lesão ou deficiência.
Parataekwondo – O esporte é uma adaptação do taekwondo, o qual pode ser praticado por pessoas com deficiência física, visual ou intelectual. A modalidade consiste em lutas que trazem contribuições dentro do contexto da Educação Física, por meio dos aspectos relacionados com a cultura corporal de movimento, principalmente, movimentos passíveis de serem ensinados e praticados por todos os personagens.
Inscrições – Para os interessados em participar do projeto, as inscrições podem ser feitas pelo preenchimento do formulário on-line ou diretamente no Ginásio Poliesportivo da UFPA, às terças ou às quintas-feiras, a partir das 14h.
Serviços:
Inscrições para o Projeto UFPA Paralímpica da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Data e Hora: às terças e quintas-feiras, a partir das 14h
Inscrições: formulário on-line.
Para mais informações acesse o site ou acompanhe a página do Instagram.
Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação