A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (Propesp/UFPA), por meio da Diretoria de Pesquisa (DPQ), divulgou o edital para a seleção de propostas no âmbito do Programa de Apoio à Realização de Eventos (PAEV) no ano de 2021. A iniciativa visa oferecer a concessão de recursos para despesas de custeio relacionadas à organização e realização de eventos científicos nacionais e internacionais. Neste ano, em virtude do cenário de pandemia, só serão apoiados eventos virtuais/remotos e a submissão será feita por um novo sistema da Propesp, o Siapesq. O prazo para submeter propostas para a primeira chamada do PAEV vai até o dia 31 de março, conforme disposto no Edital.
Podem se candidatar ao auxílio previsto pelo PAEV pesquisadores ou técnicos, desde que possuam doutorado e estejam credenciados como docentes permanentes em qualquer Programa de Pós-Graduação da UFPA, além de unidades acadêmicas da UFPA, responsáveis pela organização e realização de eventos científicos em formato digital/remoto. No caso da candidatura por unidade acadêmica, um servidor pode ser designado para representá-la como coordenador da proposta, desde que atenda aos requisitos solicitados.
“Mesmo que seja no formato remoto, a ocorrência dos eventos é importante para manter o fluxo das atividades acadêmicas, promovendo a interação com os pares e a visibilidade dos resultados de pesquisas realizadas na Instituição”, ressalta a professora Germana Sales, diretora de Pesquisa da Propesp.
O valor dos recursos alocados para o Programa é de 300 mil reais, que serão divididos entre os eventos selecionados em duas chamadas. A primeira chamada é voltada a eventos que serão realizados entre 15 de abril e 31 de julho e são destinados 80 mil reais para até oito propostas aprovadas. Para eventos que ocorrerão no período de 1º de agosto a 15 de dezembro, será designada a importância de 220 mil reais, a qual contemplará até 15 propostas. Não há um valor estabelecido para cada evento, pois existem especificidades para cada um deles.
Submissões de propostas – O coordenador da proposta deverá se cadastrar como pesquisador e, posteriormente, submeter a sua proposta no Sistema de Apoio à Pesquisa (SIAPESQ), novidade que permite que os coordenadores não tenham mais a obrigatoriedade de protocolar a proposta pessoalmente, minimizando o trabalho do pesquisador e facilitando a manutenção do estado de isolamento social para conter a propagação do coronavírus e suas variantes. Para completar e validar a submissão, o proponente deverá preencher o formulário no próprio sistema e anexar os documentos na plataforma. As solicitações para a primeira chamada deverão ser feitas até as 23h do dia 31 de março de 2021.
Os documentos que devem ser enviados via Siapesq, em formato PDF, são: fôlder ou URL da página eletrônica do evento; programação; justificativa da importância do evento para o Programa de Pós-Graduação, assinada pelo coordenador do PPG; proposta de previsão dos resultados em publicação, quando houver; e a planilha de custos referente ao evento apoiado, na qual o responsável deverá fazer uma cotação entre três empresas para definir a planilha de custos.
As propostas admitidas serão avaliadas de acordo com a abrangência do evento, a duração e o público estimado. Todas as propostas que cumprirem as exigências do edital passarão por uma análise e classificação preliminar, com prioridade de apoio para eventos promovidos por sociedades científicas e consolidados quanto à periodicidade e regularidade. O resultado final da seleção da primeira chamada será divulgado no site da Propesp até o dia 20 de abril.
Serviço:
Edital do Programa de Apoio à Realização de Eventos (PAEV 2021)
Data limite para submissão de propostas para a primeira chamada: 31 de março
As submissões devem ser feitas por meio do site do Siapesq.
O resultado será divulgado até o dia 20 de abril.
Mais informações podem ser conferidas no edital.
Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt Ascom