A comunidade da Universidade Federal do Pará (UFPA) possui quase 60 mil integrantes. Uma população maior que a de municípios paraenses, como Salinópolis, Acará ou Monte Alegre. Por isso, se o desafio de gerenciar a produção de conhecimento, a manutenção de serviços, as rotinas acadêmicas e administrativas na maior Universidade da Amazônia é imenso, “fazer funcionar” tudo isso com os recursos disponíveis é ainda maior.
É por isso também que a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) definiu o procedimento de movimentação de recursos orçamentários a ser executado a partir de 2019.
“Descentralizações e remanejamentos de orçamentos executados pelas unidades acadêmicas e administrativas da UFPA este ano, agora, passam a ser feitos por um novo formulário à Proplan: o Formulário de Movimentação de Recursos”, anuncia Thiago Lobo, coordenador de Planejamento Orçamentário da Diretoria de Planejamento (DiPlan), da Proplan/UFPA.
A iniciativa ratifica a missão apresentada no PDU da Proplan de “impulsionar, de forma articulada, a gestão das estratégias para o desenvolvimento institucional sustentável”; bem como favorece o alcance do objetivo estratégico de “priorizar a alocação de recursos em iniciativas estratégicas” contido no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA.
“Este formulário vai otimizar os remanejamentos e as descentralizações entre unidades, bem como a movimentação de recursos para o atendimento de demandas de serviços com contratos firmados pela Universidade”, aponta o representante da Coordenadoria de Planejamento Orçamentário da UFPA.
Serviço:
O novo Formulário de Movimentação de Recursos já está disponível para gestores e para a comunidade em geral e todas as orientações sobre como usá-lo também estão disponíveis no Manual de Preenchimento do Formulário de Movimentação de Recursos. Ambos estão publicados no site da Proplan ou aqui.
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da DiPlan/Proplan
Arte: Reprodução / Formulário