Proplan lança repositório que reúne os Planos de Desenvolvimento das Unidades da UFPA

"PDU4"

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) agora disponibiliza, em sua página, uma ferramenta que vai contribuir com a promoção da política de planejamento e desenvolvimento institucional, de modo inovador e sustentável: o Repositório de PDUs. A criação do novo repositório respeita os  princípios da “visão sistêmica e estratégica” e “transparência” propostos pela UFPA.

O Repositório de PDUs, que atualmente conta com 47 Planos de Desenvolvimento da Unidade (PDU), é a primeira entre as várias ferramentas previstas para começar a ser usadas este ano, com vistas a subsidiar a gestão universitária e auxiliar as Unidades na tomada de decisão.

“Por meio desse repositório, espera-se que o compartilhamento de informações e a transparência sobre as ações planejadas pelas Unidades para a consecução dos objetivos institucionais traduzam-se em medidas que elevem a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em consonância com o Plano Estratégico da UFPA”, ressalta Fagner Silva, coordenador de Modernização Administrativa.

Norte para as ações das Unidades – O PDU é o principal meio que uma Unidade Acadêmica ou Administrativa dispõe para planejar seu futuro. Essa ferramenta estimula as unidades a refletirem sobre o seu papel no cumprimento da missão institucional da UFPA, desdobrando a estratégia manifesta no PDI da Instituição em planos táticos. Apresenta o perfil institucional e a história da Unidade, o desenvolvimento de sua infraestrutura e, principalmente, as diretrizes que vão nortear as ações da Unidade.

A disponibilidade do conjunto dos PDUs das Unidades da UFPA é um avanço, pois, além de promover a transparência, contribui para que qualquer parte interessada conheça a estrutura, os planos futuros e o modelo de gestão implementado pelas Unidades acadêmicas e administrativas, além de propiciar fonte de referências para aquelas que ainda não possuem seus planos elaborados, fator esse que é considerado primordial para o devido alinhamento que cada Unidade deve buscar e demonstrar com o atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPA.

O repositório pode ser acessado aqui ou diretamente no site da Proplan, no menu documentos da Diretoria de Planejamento.

Texto: Divulgação Proplan