Foi prorrogado, até o dia 13 de dezembro, o prazo para os servidores avaliarem as suas necessidades individuais de capacitação. O levantamento faz parte do 4º ciclo do Mapeamento de Competências (Mapec). Todos os servidores da UFPA (docentes e técnico-administrativos) e suas respectivas chefias imediatas devem participar desta etapa. A avaliação deve ser feita pelo Sistema de Gestão de Competências, para acessar clique aqui. O acesso ao sistema será pelo número do CPF (sem pontos ou traço) em ambos os campos (login e senha).
O mapeamento objetiva identificar as competências esperadas e as já desenvolvidas dentro da Instituição, de modo a subsidiar diversos processos de gestão, em especial o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFPA. Desde o início deste 4° ciclo (junho/2019), foram mapeadas 549 subunidades, distribuídas em 60 unidades. Os dados coletados na etapa de avaliação individual serão comparados com o grau de importância das competências apontadas nas oficinas realizadas na primeira etapa.
“A avaliação individual é de extrema importância, pois, baseado nas lacunas de competências, na avaliação de desempenho e na planilha do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) preenchidas por cada unidade, serão identificadas as ações de capacitação prioritárias para 2020. Outro ponto importante é que, para o 4º ciclo do Mapec, os professores do magistério superior podem avaliar as competências transversais desenvolvidas para a docência, que também embasarão as ações de desenvolvimento para o próximo ano”, explica Gisele Marques, coordenadora de Desenvolvimento Profissional.
Avaliação Mapec – Nesta fase, os servidores devem responder ao Questionário de Necessidade de Capacitação, de acordo com as competências mapeadas para a sua unidade na primeira etapa do Mapec. Cada competência deve ser avaliada em uma escala, que vai de 1 a 10, sendo 1 equivalente a "Nenhuma necessidade de capacitação" e 10 equivalente a "Urgente necessidade de capacitação".
Devem ser avaliadas somente as competências que são necessárias para o desenvolvimento do trabalho. Portanto o servidor deve marcar "Não utilizo", nos casos em que não necessite da competência para a realização das suas atividades.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mapec@ufpa.br ou pelo telefone (91) 3201-8658.
Texto e arte: Assessoria Progep