Público neurodiverso contará com espaços acessíveis durante 76ª Reunião Anual da SBPC

É esperada muita agitação no período que compreende os dias 07 e 13 de julho de 2024 na Universidade Federal do Pará (UFPA), em decorrência da 76ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o objetivo de melhor acolher pessoas neurodiversas e/ou com transtornos no processamento sensorial, a Comissão de Acessibilidade da SBPC está preparando locais para auxiliar pessoas que possam se sentir sobrecarregadas em virtude dos diferentes estímulos. São as salas de acomodação sensorial.

Segundo a Coordenadora de Acessibilidade da Superintendência de Assistência Estudantil (CoAcess/Saest), professora Arlete Marinho Gonçalves, algumas pessoas possuem dificuldades na integração sensorial. “A SBPC é um espaço que promove a capacidade de estimular os variados sentidos, como consequência da alta circulação de pessoas, dos diferentes cheiros, das luzes, das vozes e dos movimentos. Quando o evento proporciona a modulação adequada, o sistema nervoso responde aos estímulos, gerando respostas igualmente adequadas para as situações que podem vir a ser apresentadas por pessoas autistas ou com transtornos sensoriais”, explica.

Onde – As salas de acomodação sensorial disponibilizadas na RA da SBPC estarão localizadas no Mirante do Rio e no conjugado dos Institutos de Letras e Comunicação e Filosofia e Ciências Humanas (ILC/IFCH). Psicólogas(os), terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física e profissionais de acessibilidade da CoAcess/UFPA, da Escola de Aplicação/UFPA, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Instituto Federal do Pará (IFPA), UNIFESSPA e da ONG Amora serão as(os) responsáveis pelos espaços.

“As salas de acomodação sensorial devem ser um ambiente acessível, seguro e controlado, permitindo que pessoas com autismo ou neudiversas tenham a liberdade de explorar e interagir com elementos de acordo com suas necessidades individuais, promovendo a autonomia e o autocuidado para sua possível regulação sensorial”, comenta Gonçalves.

Durante o evento, haverá um canal aberto de comunicação com Comissão. Pessoas que necessitem de apoio em relação à acessibilidade podem fazer contato direto com a equipe de responsáveis através do número de celular: 91 981505425.

Campanha arrecada doações para os espaços

Quem quiser ajudar a Comissão de Acessibilidade da SBPC pode doar itens para o funcionamento das salas de acomodação sensorial. A lista de materiais está disponível aqui

Os objetos doados devem ser entregues na sala da CoAcess/Saest, sala C3, bloco C, em frente à Editora da UFPA (Campus Básico) até o dia 21 de junho de 2024.

Após a RA da SBPC, os materiais serão doados à Escola de Aplicação (para serem utilizados com crianças autistas e neurodiversas) e à sala de acolhimento de autistas e estudantes de graduação com deficiência intelectual da UFPA, no Campus Guamá (onde funciona o prédio de acolhimento universitário da Saest).

Sobre – Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, a 76ª RA da SBPC será realizada de 7 a 13 de julho de 2024, no Campus Guamá da UFPA. Anualmente, os fóruns da SBPC debatem políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de difundir os avanços científicos nas diversas áreas do conhecimento. Mais informações no site do evento: https://sbpc.ufpa.br/principal

Serviço:

Comissão de Acessibilidade da 76ª Reunião Anual da SBPC