A Universidade Federal do Pará (UFPA) está entre as Instituições de Ensino Superior mais comprometidas com o desenvolvimento sustentável no mundo, de acordo com o Times Higher Education Impact Ranking 2020, divulgado no dia 22 de abril. O ranking avalia a contribuição das universidades de todos os continentes para o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), pactuados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na classificação divulgada, a UFPA alcançou a posição geral 201-301, de um total de 766 instituições participantes, e a 9a posição entre as 30 instituições brasileiras avaliadas.
Esta é a segunda edição do ranking, que é uma iniciativa global para medir e reconhecer o progresso das universidades em torno dos ODS. A UFPA participou pela primeira vez, submetendo informações e sendo avaliada em quatro objetivos: ODS1 – Erradicação da Pobreza, ODS3 – Saúde e Bem-Estar, ODS8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação dos ODS Este último obrigatório para avaliação de todas as universidades participantes.
O professor Marcus Domingues, assessor da Pró-Reitoria de Relações Internacionais, explica como foram coletados os dados para participação no ranking: “Contamos com a colaboração de todas as Pró-Reitorias e de outros setores da UFPA na coleta de informações, especialmente de Coordenações e Diretorias da Proplan, para o acesso a dados de anuários e também para a sistematização de informações relativas aos indicadores específicos desse ranking. Com base nesse trabalho, podemos avaliar melhor agora e elaborar ações para captação de informações para participação em outros indicadores do ranking em 2021, buscando melhorar cada vez mais a projeção da UFPA”.
A pró-reitora de Relações Internacionais, Marília Ferreira, destaca que a projeção internacional da Universidade reforça a importância da política institucional de internacionalização: “Os rankings internacionais são ferramentas estratégicas por meio das quais diferentes critérios avaliam o desempenho das instituições. A visibilidade obtida pela participação da UFPA nesse ranking a coloca em uma posição de destaque, apontando para a definição de prioridades e de uma pauta efetiva sobre seu planejamento estratégico em áreas como a extensão internacionalizada, por exemplo. Vários passos, nesse sentido, vêm sendo dados, como o Centro de Internacionalização, recentemente inaugurado”.
Indicadores avaliados – A metodologia de avaliação do THE Impact Ranking 2020 consiste na atribuição de pontuação e classificação por iniciativas relacionadas a cada um dos ODS, a partir de diferentes métricas. Os dados são enviados pelas próprias universidades, conforme os indicadores de cada ODS. Na avaliação do ODS 8 (Trabalho Decente e Desenvolvimento Econômico), 479 universidades forneceram informações e a UFPA ocupou a 51° posição mundial. Na avaliação desse objetivo, são considerados aspectos como o respeito a direitos trabalhistas, existência de políticas de combate a várias formas de discriminação e promoção da equidade de gênero.
A Instituição também se destacou no ODS1 e no ODS17 por ocupar a posição 101-200. No ODS1 (Erradicação da Pobreza), são avaliados indicadores como ações direcionadas para pessoas em vulnerabilidade, admissão de estudantes de baixa renda e programas de assistência estudantil. Já no ODS17 (Parcerias e Meios de Implementação), são consideradas a participação em políticas nacionais e internacionais, assim como a realização de pesquisas científicas e a formação de recursos humanos para contribuir com o desenvolvimento dos ODS.
No ODS3 (Saúde e Bem-Estar), a UFPA ficou na posição 301-400. Nesse objetivo, são avaliados indicadores de contribuição com instituições locais, nacionais e internacionais de saúde, realização de programas de promoção da saúde para a comunidade local e políticas de assistência à saúde física e mental de estudantes.
Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, os resultados mostram o comprometimento da Instituição com a redução das desigualdades no mundo e o desenvolvimento sustentável: “O ranking de impacto do THE demonstra, em primeiro lugar, o reconhecimento internacional da UFPA. Também evidencia que o trabalho aqui desenvolvido, ao mesmo tempo em que trata dos problemas da realidade amazônica, está alinhado com ações multilaterais voltadas aos grandes problemas das sociedades contemporâneas. Esse reconhecimento é motivo de orgulho para toda a comunidade da UFPA”.
Universidades brasileiras – Na segunda edição do Times Higher Education Impact Ranking, participaram da avaliação 766 instituições sediadas em 85 países. A primeira colocação geral foi da Universidade de Auckland, da Nova Zelândia. Entre as trinta instituições brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) ficou em primeiro lugar, ocupando a 14a posição internacional. A UFPA foi a única instituição da Região Norte que participou do ranking e ocupa a 9ª posição entre as universidades brasileiras citadas.
Reconhecimento internacional – Esta não é a primeira vez que o trabalho desenvolvido na UFPA é reconhecido internacionalmente. O ranking das melhores universidades do mundo da Times Higher Education inclui a Universidade Federal do Pará em sua classificação há dois anos. Na edição 2020, a UFPA está entre as 1.397 classificadas, ocupando a 26a posição entre as 46 universidades brasileiras citadas no ranking.
Texto: Divulgação
Foto: Thiago Pelaes