Estudantes e servidores dos campi de Abaetetuba e Breves já podem ter acesso a um serviço de internet com maior capacidade de usuários, devido à instalação de novos equipamentos transmissores. No total, foram três novos rádios instalados em Abaetetuba e dois no Campus de Breves, sendo a capacidade de 500 usuários por aparelho. Anteriormente, a capacidade era de 30 usuários por rádio, com os novos equipamentos são permitidas cerca de 5 mil conexões simultâneas.
A implantação beneficia diretamente os alunos, que passam a ter maior acesso à internet, estimulando o ensino, pesquisa e extensão nos campi. O técnico de TI do Campus de Breves, Márcio André, explica que os rádios foram instalados em pontos estratégicos para garantir acesso à internet em diversos pontos do campus. Márcio Urakawa, analista de TI do Campus de Abaetetuba, ressalta a importância da instalação: “Os equipamentos profissionais instalados permitem um acesso rápido, estável e seguro à internet.”
Segundo o coordenador do Campus de Breves, Robaldo Rodrigues, “as demandas por acesso à rede sem fio no Campus são grandes, pois os alunos precisam acessar sistemas institucionais como o SIGAA, e-mail, acessar periódicos e revistas científicas. Os técnicos a usam para desenvolver atividades administrativas. Os professores também a usam em seus gabinetes para acessar sites, sistemas e outros serviços on-line”, explica.
Rede UFPA 2.0 – Atualmente os campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal e Salinópolis já possuem equipamentos instalados e configurados com a solução de rede sem fio homologada pelo CTIC. Até o final do mês de agosto, os campi Soure e Tucuruí estarão com rede sem fio disponível para a comunidade acadêmica.
O trabalho de instalação foi realizado por meio da parceria entre os campi e o CTIC, com o apoio da Administração Superior que garantiu investimentos para expansão da rede institucional. A ação está diretamente vinculada ao objetivo estratégico estabelecido no PDI da UFPA: “Assegurar a disponibilidade de sistemas essenciais de Tecnologia da Informação”.
Redes limitadas – Diferente do Campus de Belém, que conta com a rede “UFPA 2.0 – Visitantes”, o acesso à internet nos campi fora da capital não é permitido a qualquer pessoa. A medida foi adotada como uma maneira de garantir segurança à rede de dados e como forma de limitar acessos de usuários externos, que não necessariamente utilizam a rede para o estudo.
Por isso, em todos os campi os usuários precisam ter um vínculo institucional com a UFPA para utilizar a rede “UFPA 2.0 – Institucional” ou com outras instituições credenciadas na rede “Eduroam”.
Professores e técnicos-administrativos da UFPA podem utilizar sua conta de e-mail para acesso à rede sem fio "UFPA 2.0 – Institucional". Se houver algum problema com a senha, os usuários devem seguir o tutorial para tentar sanar o problema. Já os alunos que não possuem conta institucional podem acessar este manual e fazer seu cadastro.
Há também a possibilidade de um servidor de outra universidade nacional ou estrangeira ter acesso à rede sem fio sem burocracia, por meio de suas credenciais de acesso para entrar na rede "Eduroam".
Após a criação da conta institucional, os usuários poderão utilizar as instruções abaixo para configurar a rede em seus dispositivos (smartphones, notebooks, tablets, etc). A configuração é simples e rápida, sendo necessário realizar apenas uma vez por dispositivo utilizado, e a mobilidade entre as redes é garantida, ou seja, se algum usuário se deslocar para o campus de Belém ou qualquer outro campus que tenha as redes sem fio institucionais será conectado automaticamente de forma transparente, explica o coordenador de Redes do CTIC, Marcelo Moraes.
Manuais de configuração da rede sem fio
Rede sem fio “UFPA 2.0 – Institucional” – instruções para acesso (clique aqui)
Rede sem fio “Eduroam” -instruções para acesso (clique aqui)
Texto: Divulgação CTIC
Fotos: Arquivo / Ascom