O novo presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Vinicius Soares, visitou a Reitoria da Universidade Federal do Pará na última sexta-feira (2 de setembro), para trazer a homenagem da ANPG ao reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, em reconhecimento à sua atuação em favor do desenvolvimento da Pós-Graduação, da Ciência e da Tecnologia no país. Um símbolo da homenagem foi entregue pessoalmente ao reitor por Vinicius Soares.
De acordo com Vinícius, a condecoração é uma forma da ANPG homenagear as pessoas que têm liderado o movimento nacional em favor da Ciência e do desenvolvimento do país. Neste contexto, a escolha do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, veio pela realização de diversas ações durante o período à frente da Federal paraense e da Andifes, que contribuíram para a melhoria da Educação, da Ciência e da Tecnologia, e da pós-graduação no Brasil. A visita também contou com a presença do estudante da UFPA e diretor de Cultura da Direção da União Nacional dos Estudantes, Tel Guajajara.
“Escolhemos homenageá-lo por ter sido, nos últimos tempos, um grande defensor da Ciência e Tecnologia, e da pós-graduação. Nos últimos anos, ele vem atuando muito nesta causa, inclusive com o estímulo à criação de programas de ação afirmativa também na pós, o que, pra gente, é muito valioso para a democratização da pós-graduação”, ressaltou Vinícius Soares.
O reitor Emmanuel Tourinho agradeceu a homenagem e falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela ANPG. “A ANPG tem sido uma voz muito ativa na defesa da pós-graduação brasileira e na luta em favor do financiamento público da Ciência. Agradeço muito e fico honrado com esta homenagem, e a compartilho com a comunidade da Universidade Federal do Pará, que tem trabalhado intensamente para termos uma pós-graduação forte na Amazônia”.
Plano Emergencial Anísio Teixeira – Por ocasião da visita, o presidente da ANPG apresentou o Plano Emergencial Anísio Teixeira, desenvolvido com o intuito de incentivar a formação, retenção e fixação de pesquisadores no Brasil. Sob o nome de Anísio Teixeira, que foi o primeiro presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação responsável pela maior parte dos investimentos na pós-graduação brasileira, o plano desenvolvido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos apresenta uma análise do atual cenário da Ciência brasileira, que tem sofrido com a perda de pesquisadores para outros países, em busca de um cenário mais favorável ao desenvolvimento da pesquisa no país.
No documento, são abordados temas como: a defasagem no valor das bolsas de pós-graduação, o impacto da pandemia na produção científica, a fuga de cérebros e as possíveis fontes de recursos para investimento na pós-graduação. “O plano também apresenta algumas medidas que achamos necessárias para a reconstrução do Brasil, a partir da valorização do jovem cientista e da Ciência”, lembrou Vinícius. De acordo com os dados, embora o número de programas de pós-graduação tenha crescido no Brasil, pós-graduandos de grande potencial ainda não têm conseguido se manter na universidade devido a dificuldades econômicas.
“Este estudo da ANPG traz indicadores importantes da pós-graduação brasileira, como a acentuada desvalorização das bolsas de pós-graduação e a baixa taxa de pesquisadores doutores na população, inferior às de outras nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Portanto precisamos voltar a valorizar a formação de pesquisadores e aumentar a oferta de oportunidades, criando novos cursos e expandindo os existentes”, finalizou Emmanuel Tourinho.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes