Reitor reafirma a importância do diálogo e da autonomia universitária no Fórum de Dirigentes de Campi

“Como instituição amazônica, a Universidade Federal do Pará atua em um ambiente em intensa transformação social, política e econômica, com a responsabilidade de compreender as mudanças em curso e contribuir com o desenvolvimento social das populações. Estar atenta a esse cenário é essencial para que a instituição mantenha o seu protagonismo na região, refletiu o reitor Emmanuel Zagury Tourinho durante o painel apresentado em 9 de agosto de 2024, no 38° Fórum de Dirigentes de Campi da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizado no Campus Universitário de Tucuruí (Camtuc). Em tom de despedida, Tourinho foi homenageado pelos participantes do encontro.

O reitor agradeceu a confiança e o trabalho coletivo, bem como analisou que, ao longo dos últimos anos, a UFPA foi elevada a um novo patamar de reconhecimento nacional e internacional, apesar do contexto precário de financiamento público. “Fico feliz de constatar a importância da Universidade e o impacto de suas ações no desenvolvimento social das populações da Amazônia”, afirmou. “Precisamos continuar sendo inteligentes para manter interlocuções e frentes de trabalho que nos permitam ser reconhecidos pelos diferentes atores sociais na região, sem abrir mão do pensamento crítico e do compromisso com a ciência e com a cidadania. É fundamental que a comunidade zele sempre pela autonomia universitária”.

Para o reitor, a estruturação do Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (Cisam), que se articula em rede com outras doze universidades federais sediadas na região, deve inspirar ações para desenvolver a Amazônia, considerando as pessoas que nela habitam. “Conhecemos o histórico de exploração de riquezas naturais da região, com ciclos sucessivos de geração de lucro para grandes grupos econômicos, sem avanço na qualidade de vida da população local. Pelo contrário, em muitos casos, o que se viu foi a degradação do bioma e das condições de vida. O Cisam representa uma contribuição para pensar na região com um outro compromisso, com conservação da sociobiodiversidade amazônica”, disse.

Fotografia registra o momento que o vice-reitor da UFPA, Gilmer Pereira fala ao microfone enquanto é observado por outros dois homens, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e o coordenador do Campus Tucuruí, Wassin Banna.

Atual vice-reitor e reitor eleito para o próximo quadriênio, o professor Gilmar Pereira da Silva aproveitou a ocasião para expressar a sua gratidão pela parceria de oito anos. “Fico feliz de ter trabalhado ao lado do professor Emmanuel, que tornou a reitoria da Universidade mais humana”, comentou.

O sentimento de gratidão também foi compartilhado pelo professor Wassim El Banna, que destacou o prestígio do Camtuc em sediar a última edição do Fórum de Dirigentes de Campi com Emmanuel Tourinho à frente da Reitoria. “Nossas demandas sempre foram acolhidas pela administração superior. Sentimo-nos honrados em ter contribuído para a expansão da UFPA, principalmente no interior do estado”, disse.

Programação – Além da sessão da apresentação do reitor, o terceiro dia de Fórum de Dirigentes de Campi contou com quatro períodos de discussões. Ainda pela manhã, as Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e de Relações Internacionais (Prointer) discutiram os temas “Expandir a Pós-Graduação: um modelo para os campi da UFPA” e “Estratégias de mobilidade acadêmica internacional na UFPA”, respectivamente.

Pela parte da tarde, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) apresentou o painel “Extensão, Multicampia e Desenvolvimento Mesorregional Integrado”. A Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) discutiu sobre as políticas de assistência estudantil da UFPA, a permanência dos discentes mais vulneráveis e a oferta de serviços e auxílios, além de ter abordado o acolhimento e a integração como estratégias de permanência estudantil, como o Programa “UFPA: Territórios de acolhimento e integração”. A Assessoria da Diversidade e Inclusão Social (Adis) debateu “A construção de uma UFPA plural e diversa deve ser tema transversal em todas as suas unidades”, e os Centros de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e de Registros e Indicadores Acadêmicos (Ciac) apresentaram “Propostas de descentralização de serviços no CIAC”. Para encerrar o dia, o painel do Centro de Processos Seletivos (Ceps) apresentou o perfil dos sujeitos que buscam entrar na UFPA e os novos softwares desenvolvidos para atender às demandas multicampi.

TEXTO: Thays Braga - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes