A Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) manifesta o seu veemente repúdio aos atos de agressão, intimidação e ameaça contra membros da comunidade universitária, praticados por pessoas que apostam na coação e no uso da força física contra ideias e escolhas políticas.
A Universidade Pública é um ambiente plural e suprapartidário, onde se cultivam o diálogo e a argumentação como meios apropriados para confrontar visões de mundo e de sociedade, ambiente que pressupõe o respeito à liberdade de pensamento e de opinião. Por essa razão, a UFPA não tolerará o recurso à violência nas disputas políticas em seus espaços, assim como espera que nos demais espaços da sociedade se garantam o respeito ao estado democrático de direito, o combate à discriminação e à intolerância, e a promoção de condições para uma escolha eleitoral livre.
A Reitoria da UFPA solicita que atos de violência sejam registrados em sua Ouvidoria, a partir do que tomará todas as providências cabíveis para apurar responsabilidades. Por fim, a Reitoria da UFPA solidariza-se com os membros da comunidade universitária atingidos pelas agressões e reitera o seu compromisso com a democracia, com o respeito aos direitos de todas as pessoas e com a defesa da Universidade Pública, com liberdade de pensamento e respeito à diversidade.
Belém, 12 de outubro de 2018.
Reitoria da UFPA