A Universidade Federal do Pará (UFPA) manifesta, com profundo pesar, o falecimento do professor, artista e cônego Cláudio de Sousa Barradas, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 30 de junho de 2025, aos 95 anos, em Belém. Expoente da cena cultural amazônica e referência incontornável nas artes cênicas paraenses.
Reconhecido por sua trajetória singular e transformadora, Cláudio Barradas recebeu, em dezembro de 2021, o título de professor emérito da UFPA, em reconhecimento ao seu papel fundamental na consolidação do ensino das artes cênicas na Universidade e à sua atuação como um “manifesto vivo da memória cultural da Amazônia”.
Cláudio Barradas foi professor da Escola de Teatro e Dança do Instituto de Ciências da Arte da UFPA, onde formou gerações de artistas e pesquisadores com sua visão generosa e ousada sobre o fazer teatral. Atuou como encenador, dramaturgo, crítico e também como sacerdote, sempre guiado por uma profunda crença na potência da arte como instrumento de transformação social, especialmente entre as juventudes e comunidades periféricas.
Ao longo de sua carreira, dirigiu espetáculos marcantes que traduziram, com sensibilidade e rigor estético, as narrativas do povo amazônida e ajudaram a firmar a identidade cultural da região nos palcos, sendo responsável pela montagem de espetáculos singulares e importantes para a história teatral paraense e brasileira do século XX. Entre eles, destaca-se a importância que o artista professor deu para autores locais, como os paraenses Nazareno Tourinho, Levi Hall de Moura e Benedicto Monteiro.
O velório de Cláudio Barradas será realizado a partir das 17h desta segunda-feira (30), na Catedral Metropolitana de Belém. A Universidade Federal do Pará (UFPA) solidariza-se com familiares, amigos, alunos e com toda a comunidade acadêmica, ciente de que a trajetória de Cláudio Barradas continuará a inspirar o presente e o futuro do Teatro na Amazônia.
Belém, 30 de junho de 2025.
Gilmar Pereira da Silva
Reitor da Universidade Federal do Pará – UFPA