A Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor Manuel Ayres ocorrido neste domingo, 24 de agosto.
Fundador e primeiro diretor do então Centro de Ciências Biológicas, precursor do atual Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e criador do primeiro curso de Biomedicina da Região Norte, também na UFPA, o professor Manuel Ayres é reconhecido como um dos mais notáveis acadêmicos da história da UFPA. Sua trajetória marcou a formação científica na Amazônia e a consolidação da UFPA como referência em ensino, pesquisa e extensão na área médica e biomédica.
Nascido em 9 de janeiro de 1925, no município de Óbidos (PA), Manuel Ayres graduou-se em Medicina e especializou-se em Pediatria, área na qual se tornou livre-docente. Ao longo da carreira, destacou-se pela atuação como professor titular da UFPA e pela gestão à frente do Centro de Ciências Biológicas (1971-1974), recebendo o título de professor emérito na instituição, em setembro de 1986.
Visionário em sua atuação, o professor também foi destaque no desenvolvimento da pesquisa científica na área da Genética, guiado por grande sabedoria e comprometimento. Sua trajetória inspirou inúmeras gerações de pesquisadores e contribuiu para a formação de mais de 550 mestres e doutores em Genética na Amazônia. Foi autor de mais de 50 publicações científicas e idealizador do BioEstat, software amplamente utilizado em pesquisas biomédicas.
Sua contribuição extrapolou os limites acadêmicos. Entre 1975 e 1979, ocupou o cargo de secretário de Saúde do Estado do Pará, sendo fundamental para a criação da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).
Em fevereiro deste ano, a UFPA realizou uma cerimônia em homenagem ao centenário do professor emérito, celebrando sua trajetória e contribuição ímpar para a instituição e para a ciência na Amazônia. O legado do professor Manuel Ayres permanecerá como inspiração para gerações de estudantes, pesquisadores e profissionais, que encontram em sua trajetória um exemplo de dedicação à ciência e ao bem-estar social.
A Reitoria da UFPA solidariza-se com familiares, amigos e toda a comunidade acadêmica diante desta perda irreparável.
Belém, 24 de agosto de 2025
Gilmar Pereira da Silva
Reitor da Universidade Federal do Pará – UFPA