Roteiro Geo-Turístico conta a história da Belle Époque, em Belém, e revela a história da região

Já pensaste em fazer um passeio e conhecer um pouco mais sobre os patrimônios da Belle Époque em Belém? Neste sábado, 27, GGEOTUR-Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA, organiza mais uma edição dos Roteiros Geo-Turísticos. A saída está marcada para às 8h30, da Praça das Sereias, em frente ao Cinema Olympia.

Os roteiros procuram divulgar o patrimônio cultural, material e imaterial da cidade de Belém, promovendo gratuitamente, caminhadas turísticas a pé. Na ocasião serão contemplados o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura. O primeiro roteiro do Belle Époque é uma homenagem aos 112 anos do Cinema Olympia.

“A escolha do trajeto revela alguns elementos da belle Époque que resistiram, vamos falar do outro lado da belle Époque que não se vê nesse percurso, o que significou pra cidade de Belém, não só no termo da infraestrutura, mas também da expansão da área periférica de Belém, faz-se uma análise crítica da Belle Époque”, explica a coordenadora do projeto, professora Goretti Tavares.

Trajeto – A programação deste sábado segue os seguintes pontos: Cinema Olympia, Praça das Sereias e IEP, Ed. Manoel Pinto e Avenida Nazaré,  Palacete Faciola e rua Dr. Moraes, Palacete Bolonha e Avenida Governador José Malcher, Coretos e Praças da República, Teatro da Paz, Bar do Parque e Grande Hotel,  Av. Presidente Vargas e corredor das Mangueiras, Prédio do ICA da UFPA e Teatro Waldemar Henrique.

A organização do projeto recomenda que os participantes usem tênis, boné, protetor solar, roupas leves e capas de chuva, já que o evento não será interrompido em caso de chuva, o percurso será realizado a pé. A expectativa é que a programação termine por volta de 12h.

Projeto premiado – O projeto Roteiros Geo-turísticos foi um dos vencedores do prêmio nacional do IPHAN, 29º Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades.

O projeto Roteiros Geo-turísticos, visa valorizar a memória sócio espacial e patrimonial, material e imaterial da capital paraense, por meio da criação e aplicação de roteiros turísticos temáticos.

Inscrições – As inscrições para o roteiro são gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento. Os pesquisadores, estudantes e demais interessados devem realizar a inscrição por meio de um formulário e enviar para o e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com.

Serviço
Roteiro Geo-Turístico – “Percorrendo e revelando paisagens da Belle Époque em Belém do Pará”
Data: 27 de abril de 2024
Horário: 8h30 Saída: Praça das Sereias (Em frente ao Cine Olympia)