Com o objetivo de aproveitar a intensa movimentação na cidade em decorrência da realização da 30ª Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), o Projeto Roteiros Geo-Turísticos realizará, no dia 9 de novembro, um passeio pelos caminhos das obras de infraestrutura urbana criadas para o evento. A programação é gratuita e está prevista para começar às 8h30, com concentração na Praça do Arsenal. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line.
O Projeto Roteiros Geo-Turísticos é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo (GGeotur), da Universidade Federal do Pará (UFPA), que visa promover ações práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial, com o objetivo de resgatar a memória socioespacial da capital e de outras regiões do estado.
Esta edição do roteiro percorrerá o centro histórico de Belém e explorará os impactos das obras da COP 30, como o Parque Linear da Tamandaré, no espaço urbano local. O percurso também destacará as diferentes formas de apropriação do território e as dinâmicas que envolvem o patrimônio cultural e a identidade da cidade.
“Estamos vivenciando uma transformação na cidade, com vários projetos decorrentes da Conferência das Partes, que acontecerá na próxima semana. Muitos desses projetos incidem sobre o centro histórico de Belém ou diretamente em sua área de influência”, comenta Maria Goretti da Costa Tavares, professora da UFPA e coordenadora do Projeto Roteiros Geo-Turísticos.
O percurso, que inicia na Praça do Arsenal e em seu entorno, seguirá pelos casarões, pelos palacetes e pelas ruas do centro histórico, finalizando na Igreja do Carmo. Segundo a professora, o roteiro também busca discutir os processos histórico-geográficos de produção do espaço urbano.
“Durante a caminhada, vamos falar sobre o que os espaços revitalizados por conta da COP representam em termos de lazer para a população, mas também sobre os impactos causados, por exemplo, no deslocamento urbano, em função da construção do novo terminal hidroviário”, explica.
Orientações – A organização recomenda aos participantes o uso de boné, tênis, protetor solar e roupas leves. Também é aconselhável levar guarda-chuva ou capa de chuva. A programação contará com intérprete de libras durante todo o percurso, e o roteiro deve encerrar por volta das 12h.
Esta edição integra uma série de ações realizadas em diferentes regiões da cidade de Belém e também de outros municípios do Pará, com o intuito de valorizar o patrimônio cultural e ambiental da Amazônia. Para acompanhar as atividades, acesse a página do projeto.
Serviço:
Roteiro Geo-Turístico pelos caminhos da COP 30: do Parque Linear ao Centro Histórico de Belém
Data: 9 de novembro de 2025
Horário: 8h30
Concentração na Praça do Carmo
Inscrições abertas via formulário digital
