O que fazer quando o aluno está em sofrimento? Com o objetivo de contribuir com as direções de unidades e subunidades acadêmicas para o acolhimento e a orientação aos estudantes com dificuldades emocionais, a Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Projeto Roda Vida, do Laboratório de Soluções Educacionais da Faculdade de Psicologia, apresenta uma cartilha sobre saúde mental dos estudantes.
A cartilha contém orientações que podem facilitar aos gestores e aos professores a identificação de estados de sofrimento psíquico, de sinais de ansiedade e de depressão, a observação de situações passíveis de causas de adoecimentos e as dificuldades de aprendizagem. A publicação também aborda temas que afetam a vida dos estudantes, a exemplo de homofobia, racismo, assédio, suicídio e outros.
Postura acolhedora– Um ponto de destaque na cartilha trata de procedimentos para a adoção de atitudes acolhedoras para com quem se encontra em sofrimento. São elencadas indicações de como realizar uma escuta adequada e como realizar uma recepção de empatia e de acolhimento. A cartilha também traz uma lista dos serviços de atendimentos psicológicos para onde o estudante pode ser encaminhado.
Rede de Apoio-A cartilha sobre saúde mental dos estudantes faz parte de uma série de ações da UFPA, realizada por meio da Superintendência de Assistência Estudantil, em parceria com diversos órgãos da Universidade para o bem-estar dos estudantes. Para o professor Ronaldo Araújo, superintendente da Saest, a cartilha é instrumento de informação para que as direções das unidades acadêmicas possam orientar os alunos sobre onde buscar ajuda em saúde mental.
“A última edição da pesquisa do Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis e da Andifes sobre o perfil dos estudantes universitários brasileiros apontou estatísticas preocupantes sobre necessidades de serviços em saúde mental voltados para as alunas e os alunos. Por isso estamos nos empenhando para o fortalecimento de uma Rede de Apoio envolvendo setores qualificados da UFPA para que os estudantes possam dispor de atendimento. A cartilha faz parte dessa rede e pode ser acessada por todos os institutos e todas as faculdades que necessitarem dessas orientações”, afirma o superintendente.
Projeto Roda Vida– A cartilha sobre saúde mental é uma das ações do Projeto Roda Vida, coordenado pela professora Aline Beckmann, da Faculdade de Psicologia da UFPA, em parceria com a Saest/UFPA. O Roda Vida realiza Rodas de Conversa itinerantes nos institutos, sobre temáticas que interessam aos estudantes, intermediadas por bolsistas do projeto, com supervisão da orientadora. Durante o período de suspensão das atividades presenciais em razão da pandemia da Covid-19, o Roda Vida passou a realizar atividades remotas com os estudantes.
Acesse a cartilha aqui.
Texto e arte: Divulgação Saest/UFPA