menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

SBPC Jovem promove ciência por meios interativos

A promoção da ciência para o público mais jovem é um dos destaques da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Tenda da SBPC Jovem foi criada com esse intuito, reunindo mais de 70 estandes, onde é possível conhecer a ciência por meio da interação com diversos experimentos. Quem está à frente dos expositores são estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico. 

Completando a 31ª edição, a SBPC Jovem apresenta muitas novidades e espaços interativos, como o estande POP Ciência, o estande do projeto Geocientes – projeto de extensão da UFPA que busca divulgar a Geociência para todos os públicos, e o Planetário, onde estão ocorrendo projeções especiais de Astronomia.

Ane Oliveira, representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), destaca que uma das propostas do estande POP Ciência é a popularização da ciência e a educação científica. No estande, as principais atividades são palestras e animações lúdicas para crianças. Além disso, o espaço possui uma plataforma giratória 360º com câmera, onde os visitantes podem registrar a experiência no evento.

Composto pelos cursos de Geologia, Geofísica, Oceanografia e Meteorologia, o estande do projeto Geocientes, chamado Exposição Sistema Terra, busca levar ao público um pouco do universo de cada curso. ‘Estamos trazendo um pouco do nosso universo da Meteorologia, que poucas pessoas conhecem. Muitos pensam que a Meteorologia é só previsão do tempo, mas não é. Estamos em muitos lugares, como no solo, na saúde do solo e na agricultura”, comenta Natália Araújo de Paiva, estudante do curso de Meteorologia da UFPA. 

São diversos experimentos e equipamentos que os cursos prepararam para trazer ao público uma experiência imersiva no estande. Há rochas, fósseis e até um mini tornado. O estudante de Biomedicina Danilo Sarmanho, de 19 anos, comenta sobre a qualidade das apresentações no estande: “Está sendo uma experiência extremamente positiva. Não tinha visitado essa parte específica do evento. Tenho vindo desde o primeiro dia, mas essa porção do evento da SBPC Jovem eu não tinha presenciado ainda. Estou bem contente com as apresentações, têm sido muito boas”.

No planetário, ocorrem duas exibições simultaneamente. Uma é feita pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro (MAST), que preserva acervos importantes e promove o acesso ao conhecimento astronômico através de pesquisa e atividades educativas. A exposição mostra uma comparação dos céus em diferentes lugares da terra. A outra exibição é realizada pelo Centro de Ciências e Planetário da Universidade Estadual do Pará (UEPA). “A atividade do Planetário Móvel consiste em sessões que mostram o céu e as constelações, e isso faz com que o público se interesse cada vez mais pelos mistérios e curiosidades do nosso planeta”, afirma José Roberto Silva, diretor do Centro de Ciências e Planetário do Pará. 

TEXTO: Daniel Vinagre - Comissão Local de Comunicação da 76ª da Reunião Anual da SBPC

FOTOS: Eduardo Kalif

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo