SBPC terá espaços para valorização das culturas afro e indígena

Questões afro e/ou indígenas terão destaque na 76ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 7 a 13 de julho, no Setor Básico do Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

A temática é contemplada por meio de atividades tradicionais, como conferências, mesas-redondas, minicursos e painéis em todas as edições do evento científico, No entanto, além da programação científica, a RA da SBPC de 2024 avança com dois espaços expositivos: a Tenda Afro e Indígena, que será instalada em frente à Reitoria, e a Maloca (antiga Capela Universitária).

De acordo com o coordenador da Comissão Afro e Indígena, professor Flávio Barros (Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares – INEAF/UFPA), são esperadas exposições de cultura material e fotografias; oficinas (de turbante, de dança, de folhas etc.); rodas de conversa com a participação de lideranças indígenas, quilombolas e de outros povos e comunidades tradicionais.

Uma das intervenções mais aguardadas é a de Gersem José dos Santos Luciano, do povo Baniwa, que é professor indígena e antropólogo na Universidade de Brasília (UnB). “Será uma semana de discussões acadêmicas, políticas e sociais”, comenta.

Alimentação e cultura – Parte da programação da SBPC Afro e Indígena está agregada ao “Paneiro: Espaço da Cultura Alimentar”.  Na tenda montada próximo ao Rio Guamá, as(os) participantes da RA da SBPC terão a oportunidade de experimentar a culinária amazônica e conhecer a história e as tradições por trás de alguns preparos. Na parte cultural, estão confirmadas as apresentações das Suraras do Tapajós, que é uma associação de mulheres indígenas de várias etnias situadas em Alter do Chão (Santarém/PA); do Grupo de Dança Aboyomi, da Ilha do Marajó; e do DJ Fran Quilombo.

Sobre – A SBPC é uma associação civil, sem fins lucrativos, laica e sem caráter político-partidário, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, a 76ª RA será realizada de 7 a 13 de julho de 2024, no Campus Guamá da UFPA. Mais informações pelo site do evento: https://sbpc.ufpa.br/

TEXTO: Comissão Local de Comunicação da SBPC

ARTES: Ascom UFPA