Nos últimos dias, a Universidade Federal do Pará (UFPA) tem dado as boas-vindas a mais de sete mil calouros. Para também recepcionar esse novo público que passará a circular na Cidade Universitária a partir de agora, a Diretoria de Segurança (DiSeg) realiza, nesta quinta-feira, 14 de março, um treinamento para todos os colaboradores que atuam nos portões de acesso à Universidade e nas rondas realizadas dentro da Instituição.
A partir das 8h, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), os agentes de portaria, os vigilantes e os profissionais que realizam as rondas motorizadas na UFPA participarão de uma palestra ministrada pelo delegado Carlos Daniel Fernandes de Castro, atual diretor da Seccional Urbana da Pedreira, o qual atuou vários anos como diretor da seccional do Guamá. A palestra será sobre condições de segurança dos bairros do entorno da Universidade e como ela está ligada ao cotidiano da UFPA.
Novos frequentadores da UFPA – Em seguida, a Diretoria de Segurança falará com os porteiros, os vigilantes e os responsáveis pelas rondas ainda sobre as abordagens a integrantes da comunidade universitária e a visitantes na Universidade.
“Quem trabalha nos portões lida com nossos sistemas de verificações e constantemente aborda pessoas para verificações. Diante da chegada de calouros, é sempre importante relembrar nossas diretrizes de trabalho”, explica Rubem Andrade, diretor de Segurança da UFPA.
Abordagens usam critérios técnicos – O diretor reforça que os trabalhos de abordagens estão ligados a rotinas de segurança e que as pessoas são paradas por critérios vários que incluem atitudes consideradas suspeitas, como ausência de material escolar entre grupos de pessoas.
“Pedimos a colaboração de todos para que essas abordagens sejam ágeis e eficientes, e nos ajuda muito quando os servidores e os estudantes estão com seus documentos de identificação, carteiras funcionais ou comprovantes de matrícula, afinal, são mais de 50 mil visitantes por dia que recebemos.”
“Pessoas são nosso maior patrimônio” – O diretor de Segurança da UFPA lembra, ainda, que a Instituição possui servidores e também agentes terceirizados que, junto com o sistema de monitoramento eletrônico, garantem o bem-estar de todos que frequentam os campi universitários, realizando a segurança patrimonial.
“E o maior patrimônio da UFPA, certamente, são as pessoas que aqui se reúnem para estudar, pesquisar, produzir e divulgar conhecimentos ou ter acesso aos serviços que a UFPA oferece. Cuidar das pessoas é nossa prioridade”, ressalta.
Serviço:
Treinamento de volta às aulas para colaboradores da Diretoria de Segurança da UFPA
Realização: 14 de março, às 8h, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI).
Fale com a DiSeg pelo telefone (91) 3201-8182 e pelo e-mail diseg@ufpa.br
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes