menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Segurança no ambiente hospitalar é tema de Rodas de Conversa

"rodas
 
As abordagens multifacetadas no ambiente hospitalar podem ser determinantes para a garantia da salubridade do trabalhador da saúde. Desde o início de junho, ocorrem na Unidade João de Barros Barreto (UJBB) Rodas de Conversa promovidas pela Unidade de Saúde e Segurança do Trabalhador (USST) do Barros Barreto, que pertence ao Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/Ebserh. As atividades estendem-se até meados deste mês de julho, e a meta é atingir a maioria dos funcionários com treinamentos que ajudam na prevenção de acidentes no trabalho. 
 
A equipe de Atenção Multiprofissional das Rodas de Conversa da Sesmt tem abordado temas que tratam sobre a Norma Regulamentadora (NR) – 32, o Fluxograma do Protocolo de Profilaxia de Infecção Ocupacional pelo HIV, as Rotinas de Serviços da USST, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). 
 
De acordo com o chefe da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalhador (DSST), Wellington Luiz, a proposta pedagógica diferenciada das Rodas de Conversa faz parte do Plano Anual da Unidade e está prevista para ocorrer em todos os setores do hospital. "Será uma espécie de treinamento básico e, sobretudo, com ênfase em temas como a NR-32, os serviços de saúde profissional e de segurança, os direitos e deveres dos trabalhadores da saúde, os exames periódicos previstos em lei, além de algumas campanhas como Adorno Zero e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)", explicou.
 
Já foram realizadas atividades nos setores de Manutenção, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Lavanderia e Serviço de Nutrição e Dietética (SND). Até o fim de junho, os setores da Clínica Pneumologia, Clínica Pediátrica e o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) também estão na programação.
 
Ao final da programação das Rodas de Conversa, em todas as Unidades e Setores, será emitido e  consolidado um relatório, o qual será encaminhado para a Governança do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh. 
 
Texto: Silvia Giese – Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Divulgação 

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo