menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Semana de Extensão promove debate sobre Rap e Educação na UFPA e Escola de Aplicação

"Foto

A cultura Hip Hop é formada por quatro elementos: o break dance, o grafite, o MC e o DJ. A Semana de Extensão Quinto Elemento – Ritmo e Poesia da Amazônia apresenta mais um, o conhecimento. Com a proposta de discutir o Rap, como ferramenta de educação, e a música, como instrumento de transformação social, a programação promove oficinas, apresentações culturais e mesas de debate com artistas e pesquisadores do segmento. O evento começa nesta segunda-feira, 22, e segue até quinta-feira, 25 de outubro, na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Escola de Aplicação da Universidade (NPI).

Os rappers e educadores Bruno B.O., Everton MC e Pelé do Manifesto são os idealizadores do evento, que será divido em dois momentos. Nos dias 22 e 23, segunda e terça-feira, a programação será exclusiva para os alunos da Escola de Aplicação da UFPA. Os estudantes poderão participar da oficina de construção textual "Rap e Poesia", na qual aprenderão estruturas de poesia, rimas e seus encaixes nos instrumentais com dois nomes da nova geração: Pelé do Manifesto e Everton MC.

A outra oficina será sobre "Rap e Enem", ministrada por Bruno B.O, rapper com mais de 20 anos de carreira, professor e doutor em Antropologia. "A utilização do Rap e da cultura Hip Hop como instrumento pedagógico é um trabalho que desenvolvo desde que comecei minha carreira docente, já que é uma realidade muito próxima dos adolescentes. À medida que o Enem começou a trabalhar conteúdos relativos a essa cultura, isso se tornou institucionalizado, daí criei esta oficina que trata o hip hop a partir do conceito de movimento social", destaca Bruno B.O. Na escola, a programação se encerra na manhã do dia 24, quarta-feira, com mesa de debate, resultado das oficinas e pocket show dos artistas.

A programação é aberta ao público em geral nas tardes da quarta e da quinta-feira, 24 e 25, quando serão realizadas mesas de debate na Universidade Federal do Pará. Pesquisadores, artistas e estudantes discutirão a cultura das ruas e o protagonismo juvenil na construção de um pensamento crítico e no debate sobre problemas sociais, com a proposta de resgatar e fortalecer encontros com as frentes que formam a cultura Hip Hop de Belém. Na quarta-feira (24), a mesa "Juventude e Cultura Urbana" reúne os professores Andrey Faro (Escola de Aplicação/UFPA), Cleodir Moraes (Escola de Aplicação/UFPA), o rapper e professor Bruno Borda/Bruno B.O (IFPA), o rapper Pelé do Manifesto e as rappers Anna Suav (Slam Dandaras do Norte) e Souto MC (São Paulo).

Já na quinta-feira (25), será realizada a mesa de debate "Protagonismo Juvenil e Movimentos Sociais", com os professores Andrey Faro (Escola de Aplicação/UFPA), Ruth Almeida (UFRA), Tony Leão (UEPA), o advogado e pesquisador Paulo Victor Squires (Comissão de Defesa da Igualdade Racial – OAB/PA) e os artistas Everton MC  e Renata Beckmann (Guitarrada das Manas). Ambas as mesas ocorrem das 14h às 18h, no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e são abertas ao público. Os participantes não precisam de inscrição prévia e, ao final, receberão certificado de participação.

Programação musical – Integrada à Semana de Extensão, haverá também programação cultural na sexta-feira (26), a partir das 15h, no Espaço Cultural Vadião. A programação gratuita inicia com discotecagem de LB Selector. Em seguida, ocorre a edição especial da Batalha da Beira, batalha de MCs que integra as seletivas regionais para o Duelo Nacional de MCs, em Belo Horizonte (MG). A partir das 18h, o rapper Bruno B.O fará show de gravação do DVD "Afroamazônico", projeto contemplado pelo Programa Natura Musical e pelo Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Semear. O encerramento será com o lançamento do EP "Preto e Branco", projeto conjunto dos rappers Everton MC e Pelé do Manifesto.  

Realização – A Semana de Extensão Quinto Elemento é uma realização do governo federal, do Ministério da Educação, da Escola de Aplicação da UFPA, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA); com apoio institucional do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA); produção executiva do Música Paraense.Org e financiamento de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Edmilson Rodrigues.

Texto: Mayra Leal – Divulgação
Arte: Divulgação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo