menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Seminário coloca em debate futuro inclusivo de povos tradicionais

O que podem fazer os povos indígenas, quilombolas e extratos marginalizados da Amazônia, principalmente os localizados em áreas urbanas, para a construção de um futuro mais inclusivo? Algumas das possibilidades serão discutidas em seminário internacional nesta quarta-feira, 13 de novembro, das 8h30 às 14h, no  Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA (Iemci) promovido pelo Programa Trópico em Movimento, da UFPA, em parceria com o  Center for International Forestry Research and World Agroforestry (ICRAF) e Systemica Digital. 

O seminário é um espaço para debate e reflexão sobre as lutas, resistências e possibilidades de construção de um futuro mais inclusivo para as comunidades tradicionais e os grupos marginalizados na Amazônia. Esta é a terceira vez que o Programa Trópico em Movimento traz para as discussões a pauta sobre o futuro das populações tradicionais da Amazônia diante dos novos desafios que passam pela crise do desmatamento e pela política de créditos de carbono, entre outros.

A programação contará com a participação de pesquisadores renomados, como Lucy Ruiz, antropóloga equatoriana, que abordará os direitos bioculturais e a paz na Pan-Amazônia; André Miccolis, especialista em mitigação climática, que apresentará ações em territórios indígenas como nas Comunidades Pupacoe; Jorge Moreira, pesquisador de sustentabilidade, que fará exposição sobre sustentabilidade na microrregião do Baixo Tocantins; Claudionor Dias, cientista social e pesquisador associado do Programa Trópico em Movimento, cuja palestra abordará os estudos de sustentabilidade ecossocioeconômica nos municípios de Juruti e Curralinho, no Pará; Lucas Peres, especialista em experiências de REDD, que trará um panorama sobre as práticas de redução de emissões por desmatamento na Amazônia. A coordenação do evento é do pesquisador Thomas Mitchein, do Programa Trópico em Movimento, da UFPA.

As inscrições ao seminário se encerram nesta segunda-feira, 11 de novembro. Mas os interessados podem assistir aos debates e às palestras de forma on-line, no site tropicomovimento.com.br. Os inscritos receberão certificado de participação com carga horária de 5 horas.

Serviço:

Seminário Internacional do Programa Trópico em Movimento

Data: 13 de novembro de 2024

Local: Auditório do Iemci – UFPA, Campus Guamá, Belém/PA

Horário: Das 8h às 14hInscrições gratuitas: Até o dia 11 de novembro, via formulário virtual

TEXTO: Walter Pinto - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom/UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 10 - Redução das DesigualdadesODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo