Será realizado, nesta sexta-feira, 14 de dezembro, no Laboratório de História da UFPA, o Seminário História Social da Arte, reunindo a produção acadêmica de pesquisadores e pós-graduandos que lidam com a interface entre Arte e História.
O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa de História Social da Arte, do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, da UFPA e do CNPq, tem por objetivo apresentar, acompanhar e divulgar novas pesquisas no campo da História Social da Arte desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFPA e pelos participantes do Grupo de Pesquisa de História Social da Arte da UFPA e do CNPq.
O seminário, coordenado pelo professor e historiador Aldrin Moura de Figueiredo, além de apresentar as novas pesquisas, também debaterá temas como a situação dos acervos museológicos de arte, a questão da acessibilidade, os novos métodos, problemas e abordagens na área da História da Arte. O evento será realizado no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Laboratório de História, no Campus da UFPA, no Guamá, com entrada franca.
Programação – Na parte da manhã, os temas a serem apresentados serão os seguintes: “Arte em Belém, transições movediças: do abstracionismo à visualidade amazônica (1957-1985)”, por Gil Vieira; “Um outro flaneur: modernidade em Belém pelos pincéis de Georges Wambach”, por Tunai Rehm; “A paleta de muitas cores: Manoel Santiago e a crítica artística nos salões de Belas Artes nos anos 20”, por João Augusto Neto; “Iconografias do Palácio Antônio Lemos”, por Rosa Arraes; “O fim da Ditadura Militar de 1964 na caricatura paraense”, por Walter Pinto; “A cidade de Belém vista pela caricatura de Andrelino Cotta”, por Nonato de Castro.
À tarde, serão apresentados os seguintes estudos: “As Amazonas e a Amazônia: imagens e narrativas da História da Arte”, por Aldrin Figueiredo; “Nas academias do Velho Mundo: os estudantes de Belas Artes do Pará na Europa (1840-1900)”, por Sílvio Rodrigues; “Perche si chiama Italia: circulação e recepção de artistas italianos em Belém do Pará (1860-1900)”, por Isabella Gomes e Dirceu Andrade; “Paris toujours Paris: os artistas e intelectuais franceses na Primeira República no Pará (1890-1930)”, por Laura Camila Silva; “Filhos do trabalho, irmãos na beneficência: a Sociedade Artística Paraense (1867-1874)”, por Mathias Ferreira; “A Nau Queer: uma genealogia do Teatro Queer de Belém do Pará (1980-1990)”, por Kauan Nunes.
Serviço:
Seminário História Social da Arte
Data: sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório de História da UFPA, no Campus da UFPA, no Guamá.
Entrada franca.
Texto: Walter Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Ilustração: Domenico De Angelis e Giovanni Capranesi, Últimos dias de Carlos Gomes, 1899 (Mabe).