A fim de promover um debate sobre a prática mineradora, o financiamento e os conflitos socioambientais, o Guamá – Coletivo de Pesquisa da Amazônia Urbana, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA), promove o Seminário Logísticas da Devastação: mineração, agronegócio e outras colonialidades, nos dias 16 e 17 de setembro, a partir das 9h30, no Auditório Setorial Básico I, localizado no Campus Belém, bairro Guamá. O evento é gratuito e direcionado às(aos) alunas(os) de graduação e pós-graduação e à população em geral que tem interesse em se aprofundar no assunto.
Segundo o professor Carlos Freire, doutor em Sociologia, a escolha do tema parte em direção das atuações do agronegócio, da mineração e das hidrelétricas que têm provocado conflitos sociais, políticos e ambientais diante da diversidade cultural e das múltiplas territorialidades na Amazônia. O encontro visa ampliar o debate, promovendo a interlocução com outras experiências transnacionais sobre temáticas como fronteiras, estruturas logísticas, extrativismos, financiamentos e colonialidades e, desse modo, problematizá-los com base em uma perspectiva socioantropológica.
“O seminário representa uma oportunidade de estabelecer diálogos e pensar em colaborações para pesquisas futuras. A atividade vai ao encontro do projeto que estou desenvolvendo, intitulado ‘Poder em grãos: dinâmicas transnacionais na fronteira agrícola da Amazônia Oriental’, que estuda, entre outras questões, a influência chinesa na expansão do cultivo de soja na região”, explica o professor do PPGSA/UFPA.
Programação – No primeiro dia, o evento vai iniciar-se pela mesa “Logísticas, Capital e Subjetividades”, com a participação das professoras Edna Castro (PPGSA/UFPA) e Lívia de Tommasi, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC, de São Paulo (PCHS/UFABC). A sessão será mediada pela professora Edila Moura (IFCH/UFPA). O seminário ainda contará com a presença de Sandro Mezzadra, professor de Teoria Política, da Universidade de Bologna, na Itália, uma das principais referências contemporâneas no debate sobre fronteiras, migração, extrativismo capitalista e estruturas logísticas.
A segunda mesa, denominada “Estruturas, Monoculturas e Vigilâncias”, que será mediada pelo professor e coordenador do evento, Carlos Freire (PPGSA/UFPA), contará com os convidados Hérnan Cuevas, da Universidade Austral do Chile; Gilberto Marques, do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA); e Leonardo Cruz, também do PPGSA/UFPA. Já no último dia de programação, a mesa “Conflitos e Contracolonialidades” encerrará o evento com a mediação de Rodrigo Peixoto (PPGSA/UFPA) e a presença de Silvana Sarmento e John Cleber Sarmento, ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade (PPGED/UFPA), e Andrea Cardoso e Karina Pimenta (PPGSA/UFPA).
Serviço
Seminário Logísticas da Devastação: mineração, agronegócio e outras colonialidades
Datas: 16 e 17 de setembro de 2024
Horário: a partir das 9h30
Local: Auditório Setorial Básico I (Campus Belém, no Guamá)
Não é necessário inscrição prévia