Seminário encerra Ciclo de Debates Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense

"Ciclodedebates

O Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), promove, nesta quinta-feira, 14, o encerramento do seu Ciclo de Debates. Com apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), do curso de Artes Visuais e da Faculdade de Artes Visuais (FAV), o evento ocorrerá no auditório do Atelier de Artes da FAV, no Campus Profissional da UFPA. O Ciclo de Debates tem como tema “Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense”

A expectativa para o evento, segundo a professora Rosangela Britto, da FAV, é proporcionar uma conferência centrada em discussões de memória e questões de gênero e étnico-raciais. O seminário de encerramento contará com a presença de professores da Educação Básica e das instituições de ensino, assim como professores dos cursos de Artes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). “Neste seminário, objetivamos lançar um olhar crítico sobre a realidade da sala de aula de Artes na Educação Básica e Superior sobre o tema”, afirmou.

Programação – O evento terá início às 9h30, com a palestra “Arte, Educação e Memória: caminhos e descaminhos do movimento das imagens”. Às 14h, após o intervalo para o almoço, ocorrerá a mesa de debates com o tema “Ensino/Aprendizagem em Artes: Polivalência ou interdisciplinaridade e as abordagens Étnico-racial e de Gênero”. A partir das 16h15, vai ocorrer a mesa final do evento, com o tema “Abordagens étnico-racial e Gênero: da invisibilidade à visibilidade no campo da Arte”.

Ciclo de Debates – Com o tema “Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense”, a realização teve como objetivo preparar os participantes para o Congresso de Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: Colonialismo e Questão de Gênero, que ocorreu no mês de fevereiro. Segundo participantes, o ciclo de debates foi importante para discussão de desigualdades, silenciamentos, diversidades, conhecimento de artes e métodos de ensino das artes visuais na Amazônia.

Para a professora Rosangela Britto, as mesas e as palestras do Ciclo de Debates, com o apoio do material bibliográfico e dos vídeos, propiciaram a realização de uma reflexão crítica e coletiva. “Os debates que surgiram nos encontros nos possibilitaram ter uma visão panorâmica acerca das inquietações e dos desafios advindos da sala de aula de Artes na Educação Básica e Superior da nossa região. A aproximação da UFPA com os professores da Educação Básica, os artistas, os gestores culturais e os estudantes da graduação e da pós vem ampliando as possibilidades de trocas de saberes artísticos, culturais e pedagógicos. E as práticas educativas numa perspectiva decolonial são o foco para construir propostas pedagógicas intercultural no campo da Arte.”

Congresso de Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina  – O evento, que acontecerá em São Paulo, pretende intensificar a conscientização e as ações de combate à colonização cultural, econômica, educacional e emocional. Para Rosangela Britto, o congresso facilita um aprofundamento da temática proposta, uma vez que conta com a presença de teóricos de diversos países da América Latina, além de pesquisadores, docentes e discentes locais.

Serviço:
Seminário de encerramento do Ciclo de Debates Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense
Local: Auditório do Atelier de Artes da Faculdade de Artes Visuais (FAV)
Data: 14 de março
Hora: 9h30