menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Seminário na UFPA comemora 100 anos da Revolução Russa

"Arte

Em comemoração ao 100º aniversário da Revolução Russa, a UFPA sediará um seminário em memoria desse marcante momento da história mundial. Com o tema “Lutas, lições e perspectivas para o futuro”, o evento que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, no auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED).  A intenção é não só tratar do evento histórico, mas, também, discutir as marcas que a revolução deixou para a sociedade dos séculos XX e XXI.

Discutindo temas como a necessidade de projetos coletivos de transformação social, o evento é aberto ao público em geral. As inscrições para a programação são gratuitas e devem ser realizadas no dia de abertura do evento.

De acordo com Gilberto Marques, professor da UFPA e membro da coordenação do Seminário, realizar um evento sobre a Revolução Russa significa reconhecer a sua importância para a nossa sociedade: “Foi um movimento que influenciou profundamente o mundo, particularmente no século XX. Ciências no geral, política, movimentos sociais, ideologias a favor ou contra, foram profundamente influenciados pelo movimento”, comenta o professor.

Interdisciplinaridade – Uma das características da programação é sua interdisciplinaridade. Envolvendo diferentes áreas do conhecimento, o seminário alcança, também, outros setores da sociedade fora da academia. Nas mesas de debate estarão presentes palestrante de diversas áreas, como  comunicação, professor Fábio Castro (PPGCom); Serviço Social, professora Maria Antônia Nascimento (PPGS); e Economia, professor Gilberto Marques (PPGE).

Para o professor Gilberto, o evento será marcado pela diversidade não só no campo da ciência, mas também no aspecto ideológico. “Nós temos um aspecto bastante amplo que configura este seminário, que abrange diversas áreas do conhecimento e diversas composições sociais do ponto de vista da origem de atividades, de pesquisadores a ativistas e sindicalistas”, declara o professor.

O Capital – Além de aniversário da Revolução Russa, o ano de 2017 também marca os 150 anos de uma das obras inspiradoras do movimento: O Capital, de Karl Marx. Ainda que seu objetivo maior fosse a construção de uma sociedade sem exploração, este trabalho de Marx se dedicou a compreender as leis do funcionamento da sociedade capitalista, suas limitações e como ocorre a exploração do trabalhador pela burguesia.

Para debater a importância de O Capital, no segundo dia do evento, o Seminário contará com uma mesa-redonda com reflexões críticas sobre a economia capitalista. Participarão os professores Claus Germer (UFPR) e Carlos Lima (UNB), ambos especialistas na obra de Marx.

Revolução Russa: contextualização histórica – Uma greve de operários iniciada em 8 de março (fevereiro, no calendário russo) de 1917, num bairro operário de São Petersburgo, Rússia, logo se transformou numa forte greve geral que tomou conta do país e se tornou insurreição. Uma semana de protestos e a adesão de parte dos soldados foram suficientes para derrubar o regime ditatorial e o czar Nicolau II.

Com a revolução, a Rússia saiu da condição de um país semifeudal e se constituiu numa das maiores potências políticas e econômicas do planeta. Infelizmente, o poder foi, paulatinamente, sendo apropriado por uma fração do Partido Comunista Russo. Esse fato, associado a diversos outros elementos, levou ao fim da União Soviética e dos regimes do Leste Europeu.

Serviço:
Seminário “100 Anos da Revolução Russa: Lutas, lições e perspectivas para o futuro”
Data: 27, 28 e 29 de junho de 2017
Local: auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED)­
Horário: – 27 de junho (terça-feira), a partir das 14h
              – 28 de junho (quarta-feira), das 8h às 18h
              – 29 de junho (quinta-feira), das 8h às 16h
As inscrições são gratuitas. Será emitido certificado para quem participar de 50% da programação.
Saiba mais na fanpage do evento.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo