A Universidade Federal do Pará (UFPA) sedia o Seminário No meio do caminho tinha uma COP, nunca esqueceremos desse acontecimento? que convida a comunidade acadêmica e a sociedade civil a refletirem sobre os impactos e os legados da COP30 em Belém. Inspirado no poema de Carlos Drummond de Andrade, o título do evento provoca uma discussão crítica sobre a preparação da cidade para o evento e o papel das obras e políticas públicas que o cercam.
A iniciativa é da equipe do projeto de pesquisa “COP30 em Belém (PA): das oportunidades de transformações urbanas aos desafios para a participação e controle social”, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pela professora visitante do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPA (PPGEO/IFCH/UFPA), Olga Lúcia Castreghini de Freitas. O grupo reúne cerca de 50 pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento e atua em seis eixos de trabalho que envolvem mobilidade urbana, economia, conservação do patrimônio e participação social.
A programação inclui conferência, mesas redondas e painéis abertos ao público, além de atividades com estudantes do ensino médio e moradores da Vila da Barca. As inscrições são gratuitas e limitadas à capacidade dos espaços onde as atividades serão realizadas.
“Além da centralidade da discussão climática e de ações concretas que possam enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, temos a expectativa de que as transformações urbanas que estão ocorrendo em Belém como preparação para a COP30 sejam duradouras e possam efetivamente promover ganhos na infraestrutura urbana e na vida das pessoas que aqui vivem, bem como criar oportunidades de geração de emprego e renda. Nossa maior preocupação é com a temporalidade das ações, não basta terem como horizonte a realização da COP, mas é preciso que haja projetos que mantenham depois da COP as atividades em funcionamento e as obras em constante manutenção”, sublinha a coordenadora da iniciativa.
Programação – A abertura do evento acontece nesta terça-feira, 22 de abril, no Auditório David Mufarrej, na Unama da Alcindo Cacela, a partir das 18h30. Na UFPA, a programação se concentra no auditório do prédio dos Programas de Pós Graduação do Instituto de Tecnologia (PPGITEC), nos dias 23 e 24 de abril.
“O evento reúne pessoas de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes segmentos da sociedade: pesquisadores, gestores, empresários, ativistas e lideranças sociais, portanto, queremos ouvir os diferentes segmentos envolvidos nesse processo e oferecer à sociedade em geral, informações que possam contribuir com a compreensão desse processo e a tomada de posição sobre a importância e os limites de sua realização”, detalha Olga Lúcia Castreghini de Freitas
Confira a programação completa e inscreva gratuitamente aqui .