menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Seminário propõe reencontro com memórias da UFPA por meio de imagens

"Capa

Com o objetivo de integrar as atividades de celebração dos 65 anos de existência da Universidade Federal do Pará (UFPA), inicia, nesta terça-feira, 18, às 15h, na sala de projeção da Faculdade de Artes Visuais (FAV), o Seminário UFPA Memórias em Imagens. O evento apresentará, até o dia 8 de novembro, mesas de debate idealizadas para refletir sobre memórias da universidade à luz de uma cultura visual. 

A programação foi pensada a partir de um processo democrático e participativo que envolve discentes e docentes em todas as etapas, e as temáticas foram propostas por discentes e docentes, no âmbito das atividades curriculares de Seminários III, ministrada com a professora Ana Cláudia Melo, do Curso de Cinema e Audiovisual, e com a participação da publicitária da UFPA e mestranda do PPGArtes  Nícia Salimos, em estágio docência. 

Desta forma, segundo a professora Carmen Silva, do curso de Museologia da FAV, a programação diversificada “vai ajudar a pensar as vivências acadêmicas, por meio do potencial de seus acervos imagéticos ou de imagens produzidas em contextos políticos diversos e nos mais variados formatos, da fotografia ao audiovisual, do grafite às produções para as redes sociais. Todas capazes de expressar algumas memórias da UFPA”.

UFPA Memórias em ImagensPara trilhar alguns dos caminhos percorridos pela UFPA nesses 65 anos de histórias, a professora Ana Cláudia Melo explica que foram escolhidos três enfoques que trazem para o primeiro plano memórias universitárias importantes. O primeiro trata sobre o período da ditadura militar e a resistência universitária em defesa da democracia e da educação que, nos dias atuais, não cessa de se expressar de diversas formas, entre as quais, por meio do ativismo imagético e das manifestações em defesa da educação. O segundo enfoque vai relembrar dos trotes ecológicos dos anos 1990 à constituição dos bosques verdes no Campus do Guamá. Por fim, o terceiro tratará sobre a importância das imagens nos acervos universitários, a partir da experiência do Laboratório Arthur Napoleão e da perspectiva dos álbuns fotográficos.

MesasRealizada sempre na sala de projeção do prédio anexo da FAV, a primeira mesa, desta terça-feira (18/10), às 15h, intitulada Intervenções Artivistas na UFPA, terá como palestrantes a professora e designer Sâmia Batista e os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), a publicitária Nícia Salimos e o artista visual Lucas Negrão.  A mesa vai tratar como o artivismo se torna, nos dias atuais, uma importante forma de protesto e de comunicação nos espaços da universidade. 

Já no dia 29/10, sábado, às 9h, os professores Ricardo Harada e Marciane Novaes vão apresentar um conjunto de registros envolvendo a estruturação do primeiro curso de Cinema e Audiovisual do Norte. A temática pretende ser um convite a refletir sobre os desafios da implementação e a importância do Programa de Reestruturação e Ampliação das Universidades Brasileiras (REUNI).

No dia 1º de novembro, às 15h, será a vez da professora Denise Cardoso, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão da UFPA, fazer uma palestra sobre as imagens nas coleções e nos acervos universitários e a sua importância para a memória institucional da UFPA e da Amazônia. 

No dia 5 de novembro, sábado, às 9h, o seminário receberá a administradora e coordenadora dos Bosques Verdes da UFPA, Gina Calzavara, que vai compartilhar com os participantes a história dos bosques e as práticas de cuidados com o meio ambiente da UFPA. A mesa contará ainda com a apresentação da produção audiovisual de discentes do curso de Cinema e Audiovisual, com experiências vividas nas áreas verdes da universidade. 

Por fim, a última mesa, no dia 8 de novembro, às 15h, receberá a historiadora Marilene Souza, que vai abordar as imagens de movimentos de resistência dentro da UFPA, durante o período da ditadura militar.  Toda a programação do seminário UFPA Memórias em Imagens é aberta ao público.

Texto: Divulgação FAV/UFPA
Foto: Alexandre de Moraes – Arquivo Ascom UFPA

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo