O Campus Guamá da UFPA sediará o XIV Seminário Turismo em Debate (TED) nos dias 11, 12 e 13 de setembro. Com o tema “50 Anos do Curso de Turismo da UFPA & Ciência na Amazônia: Ensino superior, Sociedade e Mercado”, o evento, que já é tradicional da Faculdade de Turismo (Factur/UFPA), este ano vai homenagear o quinquagésimo aniversário da Factur e pretende reunir docentes, egressos, pesquisadores, estudantes e profissionais de turismo e de áreas afins, além da comunidade local, para o debate de temas relacionados ao ensino e à pesquisa em turismo.
“O objetivo do seminário é congregar discussões sobre os 50 anos de formação de bacharéis em turismo na Universidade Federal do Pará e fomentar a produção científica em turismo na Amazônia. Para isso, a programação contará com Grupos de Trabalhos e Mesas Redondas que discutirão, além da importante trajetória histórica dos 50 anos de conhecimento científico na área de turismo no desenvolvimento regional da Amazônia, reflexões e debates sobre os novos desafios oriundos da captação de megaeventos, como a COP 30, neste ano de 2025”, explica a vice-coordenadora da Factur, professora Jéssika França.
Ao todo, serão quatro Grupos de Trabalho, que vão abordar as seguintes temáticas: Turismo, Sustentabilidade e Ambientes na Amazônia (GT1); Cultura, Patrimônio e Turismo na Amazônia (GT2); Políticas públicas e Planejamento do Lazer e Turismo na Amazônia (GT3); e Turismo, Mercado e Empreendedorismo na Amazônia (GT4). Estudantes, pesquisadores e docentes que submeteram os seus trabalhos e ouvintes poderão participar das discussões durante os GTs.
“São esperadas propostas que dialoguem com as questões inerentes à produção socioeconômica e ambiental de territórios amazônicos a partir das dinâmicas do turismo, além de produções associadas a realização da COP 30 na cidade de Belém”, acrescenta Jéssika França. Para mais informações, acesse o edital do evento.
O seminário contará, ainda, com um jantar comemorativo que reunirá egressos e docentes de todas as gerações. As atividades do evento serão conduzidas por profissionais formados pela instituição, que atuam em diversas frentes do setor turístico – da gestão pública à pesquisa acadêmica.
50 anos de curso – Fundada em 1975, ano em que a criação do curso na UFPA foi aprovada, a Faculdade de Turismo da UFPA é pioneira na Amazônia e, desde a sua fundação, está em constante transformação para atender à comunidade acadêmica da região. “Ao longo de uma trajetória de 50 anos, há mudanças significativas em várias dimensões. Tivemos quatro versões do percurso acadêmico: iniciamos o curso em 1975, seguindo a tendência de teorias do turismo mais alinhadas com a economia e a administração. Nas décadas de 1980 e 1990, foram mudanças para teorias do turismo que também dialogassem com o social, e, nos anos 2000, mudamos para inserir questões ambientais e éticas, em articulação com a operação do turismo, sempre formando planejadores do turismo”, conta a professora Silvia Cruz, coordenadora-geral da Factur.
As mudanças ocorridas na Factur também passaram por uma ampliação do quadro de docentes e da infraestrutura física de gestão do curso. “De lá pra cá, tivemos fatos importantes como o reconhecimento do curso, nos anos 80; a criação do departamento de Turismo do Centro Socioeconômico; a efetivação de professores que foram os primeiros turismólogos egressos da UFPA; além da introdução das práticas de campo no projeto Pedagógico”, completa Silvia Cruz.
Instalada no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), hoje, a Faculdade de Turismo da UFPA conta com 12 professores efetivos, que atuam no âmbito do ensino, pesquisa e extensão em turismo, com uma comunidade estudantil com 469 estudantes ativos. Anualmente, a Factur oferta cerca de 82 vagas no principal processo seletivo para cursos de graduação da UFPA (PS UFPA), além de vagas no PSE- Indígenas e Quilombolas.
Serviço:
XIV Seminário Turismo em Debate (TED): “50 Anos do Curso de Turismo da UFPA & Ciência na Amazônia: Ensino superior, Sociedade e Mercado”
Data: 11, 12 e 13 de setembro de 2025
Local: Universidade Federal do Pará, Campus Guamá