O auditório do Iemci foi palco de uma grande celebração na última semana, dia 19, com a formatura de mais de 20 servidores da UFPA, os quais concluíram seus cursos de idiomas ofertados pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), em parceria com os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras do Instituto de Letras e Comunicação (CLLE/ILC).
A cerimônia contou com a presença dos gestores responsáveis pela ação, como o pró-reitor de Desenvolvimento de Pessoal, Ícaro Duarte Pastana; o diretor de Capacitação e Desenvolvimento, Waldemar Henrique Alvares; a coordenadora dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras, professora Rosana Assef; e os professores do Curso de Francês, Maxswell Willy Sousa, e do Curso de Inglês, Jhonatan Allan Rabelo, além de familiares e colegas dos formandos.
“Para ofertas como essa, a Progep conta com a parceria de longa data com os Cursos Livres do ILC, o que é primordial. Parabenizo e desejo sucesso a cada um dos concluintes, que colhem hoje o fruto da dedicação de anos de estudo. Temos uma demanda muito alta entre os servidores por cursos de idiomas, daí nosso empenho em sempre continuar fazendo essas ofertas. Para além da conquista individual, esta é uma conquista institucional muito relevante para a UFPA, pois o novo idioma permite que a Universidade realize maiores interlocuções com pessoas de todo o mundo, condição oportuna, sobretudo às vésperas da realização da COP-30 em Belém”, comentou o pró-reitor de Desenvolvimento de Pessoal em seu discurso agradecendo aos professores dos cursos e à parceria que vem sendo mantida com os Cursos Livres e com o ILC.
A fluência de línguas estrangeiras é um diferencial que coloca os servidores preparados para melhor se desenvolverem em nível de qualificação e contribuírem com os desafios institucionais que versam sobre a internacionalização da UFPA. Ao longo de três anos e meio, os formandos aprenderam a dominar aspectos gramaticais e lexicais do idioma, bem como ampliaram sua visão de mundo, adquirindo habilidades para a comunicação intercultural. No total, 12 se formaram no Curso de Francês e 11 no Curso de Inglês.
Para Waldemar Henrique Alvares, diretor do Capacit, é importante que este momento de conquista dos servidores seja comemorado porque abre novas possibilidades de atuação. “A formatura nestes cursos reflete um passo significativo na vida dos servidores, que agora podem estar bem mais preparados para realizar atividades de pesquisa acadêmica ou de interação profissional com estrangeiros, bem como também podem colher a realização pessoal de ser agora bi ou trilíngue. Esperamos que muitos outros servidores possam seguir este exemplo, aproveitando estas e outras oportunidades de desenvolvimento proporcionadas pela Progep”, apontou.


Comemoração dos formandos – A formatura contou com apresentações dos próprios formandos, que demonstraram as habilidades adquiridas durante o curso por meio de declarações em vídeo e declamação de poesia no idioma aprendido, que cativaram o público presente pela espontaneidade e fluência apresentadas.
“Foi desafiador, mas muito gratificante poder aprender o Inglês. Além de desenvolver essa habilidade linguística, o curso me proporcionou fazer boas amizades com outros servidores. A Universidade oferece muitas oportunidades valiosas para o desenvolvimento profissional e para a realização pessoal também. Recebi muito incentivo do meu gestor para concluir o curso e foi uma experiência muito boa. Agora quero ir para o Francês”, comentou a servidora Ligiane Friaes.
Para Eder Araujo, docente do Curso de Engenharia de Alimentos, que iniciou no Curso de Inglês já no 4º nível, por meio da prova de nivelamento, a metodologia adotada favoreceu o aprendizado e teve bons resultados. “O curso foi muito estimulante e dinâmico. A metodologia utilizada deu bastante enfoque ao speak, que era uma habilidade pela qual eu tinha especial interesse em desenvolver. É muito gratificante trabalhar em uma instituição que proporciona um ambiente que incentiva o nosso desenvolvimento”, disse.
Por sua vez, o docente lotado na Escola de Aplicação da UFPA que foi o facilitador da turma de Inglês por um ano, Jhonatan Rabelo, fez questão de frisar a dedicação dos estudantes. “Foi muito gratificante facilitar este aprendizado. Os alunos sempre foram muito aplicados e dispostos a aprender. Foi muito legal ver a evolução da turma, alunos que começaram timidamente foram, aos poucos, adquirindo mais confiança e vencendo as barreiras para aprender o idioma. Eles miravam na excelência, o que facilitou muito as aulas. Aproveito para dizer que este é um trabalho de muita dedicação e brilhantismo dos professores da Falem, que se aplicam em, por tantos anos, estar oportunizando esta formação para alunos e servidores”, finalizou.