menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Simpósio debate sobre o desenvolvimento de terapias inovadoras e estratégias preventivas para o Sistema Neuroimunoendócrino

Nos dias 29 e 30 de novembro, no Auditório Arlindo Pinto (ICB/UFPA), será realizado o “I Simpósio de Bioquímica e Farmacologia do Sistema Neuroimunoendócrino na Saúde e na Doença”. O evento tem como objetivo proporcionar um ambiente de discussão sobre avanços científicos, metodologias de pesquisa, inovações tecnológicas e aplicações clínicas relacionadas ao sistema neuroimunoendócrino, além de incentivar a formação de redes de colaboração entre pesquisadores e pós-graduandos que atuam nessa área para a troca de conhecimento e aprimoramento das práticas científicas. Voltado para  estudantes, pesquisadores e profissionais da área da saúde, o evento é gratuito e as inscrições são on-line

A iniciativa, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Bioquímica da UFPA e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-NeuroImunomodulação (Fiocruz-RJ), vai abordar questões relacionadas à conexão entre mecanismos bioquímicos e farmacológicos dos sistemas nervoso, imunológico e endócrino no contexto da saúde e da doença. Para isso, terá a participação de renomados pesquisadores e professores de diferentes Instituições de Ensino Superior, nacionais e internacionais, que contribuirão em conferências, palestras e discussões acadêmicas. 

“A realização do simpósio proporciona um espaço dedicado a uma discussão aprofundada de um tema específico, com muitas nuances. O termo ‘neuroimunoendócrino’ refere-se à conexão entre os sistemas nervoso, imunológico e endócrino, que desempenham papéis cruciais na regulação e manutenção da saúde humana. O debate sob a ótica de saúde e doença busca compreender como esses sistemas interagem e como suas disfunções podem contribuir para o desenvolvimento de doenças, proporcionando percepções valiosas sobre o desenvolvimento de terapias inovadoras e estratégias preventivas para a população, por exemplo”, detalha a professora Barbarella de Matos Macchi, vice-coordenadora do PPG Farmabio/UFPA. 

Programação – Com dois dias de conferências, palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos por pós-graduandos e discussões, o simpósio vai reunir pesquisadores e professores de diversas instituições, como a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade Estadual de Campinas, a Escola Bahiana de Medicina, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, a Universidade de Brasília, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Nacional de Rosario – Argentina. Entre os temas debatidos, destacam-se os relacionados ao transtorno do espectro autista e à relação entre alimentação e mente, estresse e ciência e democracia.  

“Ao reunir especialistas e interessados para debater trabalhos de pós-graduandos, o evento contribui para o avanço do conhecimento científico, o intercâmbio de ideias e a formação de parcerias que podem resultar em mais avanços significativos na compreensão e tratamento de condições de saúde relacionadas a esses sistemas”, completa a professora Barbarella de Matos Macchi. 

Serviço:

I Simpósio de Bioquímica e Farmacologia do Sistema Neuroimunoendócrino na Saúde e na Doença

Data: 29 e 30 de novembro de 2023

Horário: 9h às 18h

Local: Auditório Arlindo Pinto – Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará, Campus Guamá, Belém.

Texto: Isabelly Risuenho – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação

Relação com os ODS da ONU:

ODS 3 - Saúde e Bem-EstarODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo