A fim de encontrar caminhos para enfrentar o neoliberalismo na Região Amazônica, a Universidade Federal do Pará (UFPA), com a parceria da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE) e do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), realizará nos dias 18 e 19 de junho, o Simpósio internacional “Neoliberalismo e Alternativas (GENA-Amazônia)”, no auditório Aloysio da Costa Chaves, localizado no TRT-8 em Belém. Os pesquisadores e representantes dos movimentos sociais convidados no simpósio irão realizar um diagnóstico das práticas neoliberais e pensar juntos a consolidação de alternativas diante das crises social, democrática e climática.
No evento, estarão presentes os professores e cofundadores da rede de pesquisa Gena, Christian Laval e Pierre Dardot, da Universidade de Paris – Nanterre, na França. O simpósio é voltado para a formação de pesquisadores, acadêmicos e profissionais que estejam interessados em obter conhecimentos sobre o neoliberalismo e suas consequências nas vidas cotidianas, assim como debater formas de enfrentá-lo.
A programação será dividida em dois dias complementares. No primeiro, será realizado um diagnóstico sobre como o neoliberalismo impõe sua marca nas vidas cotidianas. Serão tratados os temas: o que é neoliberalismo, o controle bio-necropolítico dos corpos, a pandemia do Covid-19, o trabalho escravo, a reprodução social. No segundo dia, 19 de junho, a proposta é outra: traçar perspectivas analíticas e políticas para o enfrentamento do neoliberalismo. De manhã, o simpósio iniciará com uma reflexão sobre as resistências dos movimentos sociais amazônicos e à tarde, será debatida a construção de uma “Cosmopolítica dos Comuns” como alternativa ao neoliberalismo.
“A perspectiva de Belém acolher a COP 30 pauta particularmente a importância de uma discussão sobre o neoliberalismo e suas alternativas na Amazônia e no mundo. Existe um pensamento teórico e um conhecimento empírico construídos na Amazônia cujo valor heurístico supera o simples nível ‘regional’ para trazer contribuições valiosas à análise do capitalismo contemporâneo enquanto matriz normativa do social e do neoliberalismo enquanto governamentalidade e produção de subjetividades ao serviço do mercado. Também existem muitos movimentos sociais cuja história de resistência é extremamente rica para pensar alternativas ao neoliberalismo. A participação dos movimentos é imprescindível para pensar, junto com os pesquisadores, a melhor forma de construir e consolidar essas alternativas”, ressalta a professora Bárbara Dias do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA).
Dentro dessa perspectiva, o simpósio será uma oportunidade ideal para difundir o pensamento nacional e internacional sobre os estudos relacionados ao neoliberalismo e para fortalecer as redes, os grupos de pesquisa e programas de pós-graduação da Região Amazônica. Na ocasião, será lançado o grupo de pesquisa “Gena-Amazônia”, coordenado pelos professores Bárbara Dias e Jean-François Deluchey, integrado à rede mundial de pesquisa Gena (Grupo de Estudos sobre Neoliberalismo e Alternativas), com a participação dos professores Christian Laval, Pierre Dardot e vários outros palestrantes do Simpósio.
Sobre o Gena – O Grupo de Estudos sobre neoliberalismo e alternativas (Gena) é coordenado atualmente pela professora Haud Guéguen e pelo professor Pierre Sauvêtre da Universidade Paris-Nanterre. A rede de pesquisa conta com 50 membros de vários países, como Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Itália, França, Grécia, Turquia e Brasil, inclusive com pesquisadores da Região Amazônica.
“O Gena-Amazônia é a proposta de criar um grupo de pesquisa que possa reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros para pensar o neoliberalismo e suas alternativas a partir da Amazônia. Estamos empolgados com essa oportunidade de poder associar os professores do Gena internacional às reflexões da Amazônia e sobre Amazônia, sempre observando os fenômenos numa dialética que associa os fenômenos sociais do Norte Global aos que experimentamos no Sul Global e, particularmente, na Amazônia”, finaliza o professor Jean-François Deluchey do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA.
Serviço
Simpósio Internacional “Neoliberalismo e Alternativas”
Datas: 18 e 19 de junho de 2024
Horário: no dia 18, das 8h30 às 21h e no dia 19, das 8h30 às 19h30
Local: Auditório Aloysio da Costa Chaves, localizado no prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Tv. Dom Pedro I, 746 – Umarizal, Belém)
Informações: @genaamazonia e Facebook Gena-Amazônia