Sistema Fiepa e Universidade Federal do Pará assinam Protocolo de Intenções

Na manhã desta segunda-feira (10), foi assinado, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), o Protocolo de Intenções entre o Sistema Fiepa e a Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo da parceria é unir esforços para a realização de projetos técnicos voltados ao desenvolvimento do estado. Durante o evento, também foram apresentados estudos conduzidos pelo Centro de Inteligência de Dados do Observatório da Indústria.

O presidente da Fiepa, Alex Carvalho, destacou que a colaboração entre as instituições fortalece a conexão entre a pesquisa acadêmica e as demandas da indústria, impulsionando novas soluções tecnológicas alinhadas às particularidades regionais e ambientais. “Estamos entusiasmados em renovar essa parceria, pois ela representa mais do que um Protocolo de Intenções, é um compromisso concreto, com ações baseadas no conhecimento científico. Nossa meta é integrar a expertise técnica da academia aos processos da indústria, promovendo inovação e desenvolvimento para o estado”, afirmou.

Fotografia registra uma pequena plateia que observa o reitor da UFPA falando ao microfone. Ao fundo, uma grande imagem é projetada. è possível ver o título: OBSERVATÓRIO DA INDÚSTRIA.

O reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira, ressaltou a importância da cooperação para o avanço econômico e social do Pará. “A Universidade Federal do Pará já mantém um acordo de cooperação com o setor produtivo, por meio da Federação das Indústrias, e estamos renovando essa parceria. Não há como pensar o desenvolvimento do estado sem a integração entre a ciência e a indústria. Nosso objetivo é garantir que estudantes das áreas de engenharia, economia e direito, entre outras, tenham acesso a essa política de desenvolvimento. A UFPA dispõe de uma ampla estrutura de laboratórios e pesquisas que abrangem desde a economia até a biodiversidade. O grande desafio é fazer com que o setor produtivo se aproprie desse conhecimento e transforme-o em inovação e produção em escala. Um exemplo é o açaí: temos pesquisas avançadas sobre essa cadeia produtiva, mas a Universidade não tem a função de executar essa produção, e sim de gerar conhecimento para que ele seja aplicado no mundo do trabalho”, concluiu.

Fotografia registra três homens olhando papeis dispostos em uma mesa, enquanto sorriem. Um dos homens assina um dos papeis. Entre os homens está o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.

Plano de ação – O próximo passo dessa parceria é mapear todos os laboratórios da UFPA e disponibilizar essas informações para a indústria, além de promover um seminário com pesquisadores para apresentar experiências e contribuir ainda mais com o desenvolvimento do Pará.

Além da assinatura do protocolo, os participantes também conheceram o Observatório da Indústria, um projeto de estudos em desenvolvimento conduzido pelo Centro de Inteligência de Dados da Fiepa.

TEXTO: Ascom/Fiepa

FOTOS: Ascom/Fiepa

Relação com os ODS da ONU:

ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo