Nesta quinta-feira, 27, a UFPA foi sede da 10ª edição do Study in Europe Road Show, que reuniu estudantes e pesquisadores interessados em conhecer as oportunidades de mobilidade acadêmica internacional e estudos acadêmicos no exterior. O evento foi realizado no Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA, localizado no Campus Guamá, e contou com estandes das instituições internacionais, bem como com palestras de representantes de mobilidade da França, Alemanha, Bélgica e Suíça para tratar dos processos de aplicação e solicitação de bolsas de pesquisa nesses países.
A ação reuniu os representantes da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA (Prointer) com representantes de intercâmbio de instituições europeias para apresentar as oportunidades de inscrição em programas de estudo no exterior. A cidade de Belém foi uma das seis capitais escolhidas para receber essa edição do evento, que já passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia e ainda segue para Recife e Curitiba.
“A realização do evento Study in Europe Road Show, organizado pelas agências de promoção dos estudos superiores da França (Campus France Brasil), Alemanha (DAAD), Suíça (Swissnex) e Bélgica (Wallonie), vem ao encontro do estudante que pensa em estudar ou pesquisar na Europa, uma oportunidade à mão para conhecer mais de perto algumas opções, seja através de palestras ou visitando os estandes de representantes de países e universidades europeias. Os representantes apresentam sistema de ensino, formas de candidatura, bolsas de estudos e outras oportunidades disponíveis para interessados em cursar graduação, mestrado ou doutorado em instituições do Velho Continente. Pela grande audiência que o evento teve, denota-se o grande interesse dos acadêmicos da UFPA pelo tema, o que nos estimula a produzir e recepcionar mais eventos do tipo em nosso calendário local”, ressaltou Edmar Costa, pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA.
Oportunidades internacionais – Durante a programação, estudantes e pesquisadores assistiram a palestras sobre as oportunidades dos programas de graduação, mestrado e doutorado, desenvolvidos em cada um dos países apresentados e puderam tirar suas dúvidas nos estandes da Campus France Brasil (França), do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), da agência Swissnex Brazil (Suíça) e da Wallonie-Bruxelles (Bélgica). E, embora sejam falados diferentes idiomas nos países europeus que participaram da exposição, as oportunidades oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior divulgadas serão desenvolvidas na língua inglesa.
“As ações de internacionalização são sempre importantes, pois mostram aos discentes e pesquisadores que há a possibilidade de colaboração internacional e de se buscar parcerias com universidades no exterior para ter bolsas que financiem esses estudos. Fazer intercâmbio abre uma nova porta de possibilidades na formação das pessoas. A troca cultural e a construção de pesquisas internacionais beneficiam não só o estudante, como também as instituições de ensino”, comentou o representante da Swissnex Brazil, Pedro Capra.
Além dos cursos disponíveis, as agências ainda abordaram o processo e as formas de estudantes e pesquisadores estabelecerem contato, benefícios incluídos nos programas de bolsas, e o que podem esperar dessa experiência na Europa.
“Belém foi a cidade que mais recebeu inscrições até o momento e é gratificante perceber o interesse dos alunos e professores em possibilidades de mobilidade acadêmica ou de parcerias com instituições da Alemanha, da Suíça e outras. Esta é uma oportunidade que enriquece tanto alunos, quanto professores, a Universidade e o Brasil como um todo”, completou Natália Trigo, responsável pelo marketing e pelos eventos do DAAD.
Experiência internacional – Sucesso de público, a edição sediada na UFPA recebeu quase duas mil inscrições de estudantes e pesquisadores das múltiplas áreas do conhecimento, pessoas que compartilham o interesse de participar dos programas de mobilidade acadêmica e buscam se informar sobre formas de alcançar bolsas de estudos para realizar pesquisas e produções acadêmicas em outro continente. A estudante Ana Carolaine, do curso de Geografia, foi uma dessas pessoas que compareceu às palestras em busca de mais informações sobre as oportunidades disponíveis atualmente.
“A internacionalização possibilita o nosso acesso a novas experiências e novas culturas, além das oportunidades profissionais e de aprendizado que podem surgir em outros países. Desde pequena, é meu sonho realizar um intercâmbio para a Espanha ou para a França, então é muito importante, pra mim, saber sobre as possibilidades de graduação e pós-graduação nesses países, além das oportunidades de fazer isso recebendo bolsas de auxílio. Isso me motiva a pesquisar mais sobre e, quem sabe, tentar uma vaga”, lembrou Ana Carolaine.
Já o estudante Vagner Gonçalves, do curso de Engenharia de Energia, foi motivado a participar do evento por influência de um amigo de curso que já teve a oportunidade de fazer um intercâmbio e ressaltou a importância de vivenciar esta experiência. “Eu nunca tinha tido contato com alguém que realizou intercâmbio, até que um amigo de curso foi selecionado para passar por essa experiência na França, e os relatos das experiências dele em outro país me fizeram ficar interessado em participar. Apesar de o custo e de as notas necessárias serem relativamente altas, eu achei as oportunidades muito interessantes e aumentou muito a minha vontade de me inscrever”, pontuou o estudante.
Texto: Jambu Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom/UFPA