Os professores Denise Machado Cardoso e Felipe Bandeira Netto, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA), estão organizando um e-book intitulado, provisoriamente, como "60 dias de isolamento: uma interpretação sobre o Viver e Sentir durante a pandemia". O livro é voltado para publicação de trabalhos de discentes de graduação, cuja temática envolva a situação imposta pelo confinamento social, que ocorre por conta da pandemia do novo coronavírus. Estudantes de graduação, de qualquer área do conhecimento e de qualquer instituição de ensino, podem enviar seus trabalhos até o dia 31 de julho, aqui.
Os textos apresentados devem ser originais e inéditos, escritos em língua portuguesa, com linguagem acessível e adequada a leitores de múltiplas formações. Podem ser feitos no formato de poesia, artigos, ensaios, contos ou cartas. Também serão aceitas narrativas fotográficas ou ensaios fotográficos, desde que o estudante preencha um modelo de autorização do uso de imagem, disponível aqui.
A ideia de organizar o e-book veio do professor Felipe Bandeira Netto, pois, para ele, há uma multiplicidade de modos para cada pessoa se expressar sobre o momento de isolamento social que o mundo enfrenta. O livro será publicado pela editora Gato ED.
“Esperamos receber textos leves, histórias, desabafos, entre outros. Nossa intenção é realmente abraçar essa multiplicidade e conseguir colocar essas tantas expressões dos graduandos da academia em um livro”, explica.
Oportunidade – A iniciativa busca dar a oportunidade para estudantes de graduação publicarem seus trabalhos, pois, de acordo com Felipe, muitas vezes, estes graduandos têm pouco incentivo para produzir.
“Começamos a perceber que muito tem sido produzido durante o período de pandemia, mas a maioria das chamadas para textos destinados à coletânea de livros, revistas ou outras coisas é para alunos que já estão na pós-graduação. Foi, então, quando pensamos que seria interessante e viável organizar um livro que fosse uma coletânea de textos escritos por estudantes de graduação, pois acreditamos que oportuniza e estimula os alunos a produzirem e publicarem seus textos. Além do mais, nos ajuda a entender o momento que eles estão vivendo”, declara.
Diversidade – De acordo com a professora Denise Machado, em virtude da possibilidade de o livro contar com textos de diversas áreas do conhecimento – Letras, História, Música, Engenharias, Arquitetura, Biologia, Cinema, Ciências Sociais, Geografia, Direito, Enfermagem, entre outras -, essa diversidade irá representar um amplo panorama da produção artística e científica sobre a realidade atual.
“A diversidade de temas e formatos nos proporcionará uma panorâmica da produção científica e artística e, em diferentes áreas de conhecimento, das realidades decorrentes da Covid-19. As universidades têm muito a contribuir com a sociedade, com os seres vivos como um todo e com o planeta. A ciência não é um conhecimento de uma área apenas. Ela é composta de reflexões, métodos e procedimentos que trazem bases filosóficas e socioculturais que dialogam com diferentes saberes”, comenta a docente.
Regras para submissão – Para submeter trabalhos para a publicação no e-book, o estudante de graduação deve preencher um formulário on-line com seus dados pessoais, como nome, endereço, e-mail, instituição de ensino e curso, além de escolher o tipo de trabalho a ser submetido, que pode ser artigo, conto, carta, ensaio, ensaio fotográfico, narrativa fotográfica ou poesia. Após preencher esses dados, o aluno deve anexar o arquivo ao formulário e atentar para as normas para a formatação dele. Estas podem ser conferidas no próprio formulário de submissão do trabalho.
Serviço:
Submissão de trabalhos para o e-book "60 dias de isolamento: uma interpretação sobre o Viver e Sentir durante a pandemia"
Data: até o dia 31 de julho
Os trabalhos devem ser enviados mediante preenchimento de formulário on-line.
Narrativas fotográficas ou ensaios fotográficos precisam estar acompanhados de autorização de uso de imagem, disponível aqui.
Outras dúvidas podem ser tiradas por meio do e-mail chamada01gatoed@gmail.com
Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução E-book