Um território “invisível”, mas disputado. Populações tradicionais, comunidades quilombolas, povos indígenas, ribeirinhos, assentamentos, periferias, cidades, grandes empreendimentos hidrelétricos e minerais. A imagem aérea com a floresta e seus rios serpenteados não corresponde às intensas disputas pelos territórios na Amazônia. Essa complexidade é o tema de um evento organizado pela Universidade Federal do Pará em Abaetetuba (UFPA), agendado para o próximo dia 6 de agosto e que está com inscrições abertas.
O “Seminário Cartografia Social e Territorialidades: representação espacial e os efeitos de grandes empreendimentos” é organizado pelos professores Eliana Teles e Thiago Alan Sabino. Eles ministram a disciplina Cartografia Social e Territorialidades, no Programa de Pós-graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCITI), sediado em Abaetetuba, no nordeste paraense.
Eliana Teles explica que o evento interdisciplinar é o resultado de discussões e debates no decorrer das aulas e de práticas de cartografia elaboradas em trabalho de campo. O Seminário também é uma parceria com o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, coordenado pela pesquisadora Rosa Acevedo Marín, do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA/UFPA), do qual os professores Eliana Teles e Thiago Alan Sabino também fazem parte.
O evento busca refletir e discutir as tensões sobre o território amazônico por meio da “representação cartográfica elaborada por agentes sociais em rota de colisão com aquelas definidas por megaprojetos. Trata-se de práticas emancipatórias que, no jogo das relações de poder econômico e político local, tornam-se ferramentas na mobilização desses agentes, por direitos étnicos e territoriais.”
Os pesquisadores da UFPA em Abaetetuba reforçam que a Cartografia Social é abordada por meio da reflexão sobre o processo de territorialização dos povos e comunidades tradicionais, por meio de estudos interdisciplinares. Por isso, também é objetivo da programação “incentivar e ampliar pesquisas sobre a temática e também divulgar os trabalhos dos discentes e pesquisadores que tenham interesse neste tema.”
Serviço:
“Cartografia Social e Territorialidades: representação espacial e os efeitos de grandes empreendimentos”
Data: 6 de agosto de 2018
Local: Campus da UFPA em Abaetetuba
Inscrições no local do evento até instantes antes do início da programação.
Confira aqui a programação do evento.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação