Tese defendida na UFPA é reconhecida como uma das melhores do Brasil na área de Comunicação e Política

A tese intitulada: Ativismo de mulheres indígenas em ambientes digitais: diálogos sobre (de)colonialidades e resistências comunicativas recebeu menção honrosa na categoria Melhor Tese do Prêmio Compolítica 2023, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, um prêmio bianual que envolve tanto a área da Comunicação quanto a da Ciência Política. Única representante da Região Norte na premiação, a tese foi desenvolvida pela paraense, doutora em Comunicação, Lorena Esteves, e orientada pela professora Danila Cal, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA).

A tese da Lorena foi desenvolvida no âmbito do Projeto “Ecoaras: Comunicação, Democracia e Modos de (R)Existência de Mulheres na Amazônia” (UFPA/CNPq), coordenado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Amazônia – Compoa (PPGCOM-UFPA), com financiamento do CNPq. Para a construção da pesquisa, a autora também contou com a parceria do “Observatório de Comunicação, Culturas e Resistências na Pan-Amazônia” (PPGCOM-UFPA). “É uma honra representar a Região Norte, fazendo ecoar a temática urgente das resistências das mulheres indígenas para ser discutida nacionalmente”, revela Lorena Esteves, que faz parte da primeira turma de Doutorado em Comunicação da UFPA.

“Estamos muito honradas com esta conquista. A tese apresenta uma importante contribuição para a discussão sobre comunicação e feminismos decoloniais, a partir do olhar amazônico, e, principalmente, trabalha uma lógica metodológica não hegemônica que busca construir os sentidos e as análises em interlocução com mulheres indígenas”, ressalta Danila, docente do PPGCOM e orientadora da pesquisa.

A diretora do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, Tânia Sarmento Pantoja, destaca que esse momento é muito especial para a congregação do ILC, fruto dos investimentos nos programas de pós-graduação, tanto no âmbito acadêmico quanto no de infraestrutura. “Foi uma alegria enorme receber a notícia da contemplação dessa premiação, e a gente espera que seja a primeira de muitas. A primeira tese defendida no PPGCOM e já premiada com um prêmio superimportante da área da Comunicação”, ressalta Tânia Pantoja.

A premiação oficial será realizada na noite de abertura do 10º Congresso da Compolítica, no dia 9/5 (terça-feira), às 18h, no Museu da Imagem e do Som do Ceará, em Fortaleza – CE.

Sobre a tese – A investigação busca compreender o ativismo digital de mulheres indígenas que estão na linha de frente do Movimento Indígena Brasileiro, protagonizando a luta coletiva contra opressões interseccionais que atravessam seus corpos-territórios. Para isso, propôs a identificação e análise dos sentidos produzidos por mulheres indígenas nos processos de resistência em ambiente digital, por meio do diálogo com e entre diferentes mulheres indígenas que participaram do Acampamento Terra Livre – ATL 2020, ocorrido em formato inédito, inteiramente digital.

Texto e fotos: Divulgação Compoa/UFPA

ODS 1 - Erradicação da PobrezaODS 5 - Igualdade de GêneroODS 10 - Redução das Desigualdades