Time Enactus UFPA promove campanha em prol de comunidade em Santa Bárbara

O projeto Aruanas, por meio do time Enactus UFPA, lançou uma campanha de arrecadação para a construção de uma cozinha industrial destinada à  comunidade do Livramento, localizada em Santa Bárbara. Além de uma iniciativa de valorização da biodiversidade, o projeto, que visa a produção de barras de cereais a partir de frutos amazônicos, representa um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a geração de renda para comunidades locais.

A campanha visa arrecadar fundos por meio de financiamento coletivo para a construção de uma cozinha industrial que atenda a todos os requisitos necessários para a produção de alimentos. Com a meta de alcançar R$70.000, a iniciativa busca doações em dinheiro e materiais de construção.

A arrecadação será realizada através do site do Catarse, plataforma de financiamento coletivo, além de aceitar doações diretas. O projeto também está em busca de parcerias com empresas da construção civil para patrocínio e doações de materiais.

Como parte integrante das iniciativas do projeto, são promovidas oficinas e atividades regulares na Comunidade do Livramento em Santa Bárbara do Pará, abrangendo desde a construção de composteiras e hortas hidropônicas até a produção de geleias. As ações são essenciais para capacitar os membros da comunidade, proporcionando-lhes conhecimento e habilidades para implementar práticas sustentáveis e produtivas. Além disso, as geleias, elaboradas pelas mulheres locais, representam uma fonte de renda e autonomia financeira.

“A construção da cozinha industrial é um passo importante para fortalecer a autonomia das mulheres da comunidade e criar oportunidades de geração de renda sustentável”, afirma Amanda Monteiro, líder do Projeto Aruanas.

Sobre o Aruanas: É um projeto de bioeconomia inovador que busca utilizar insumos regionais e bagaços de laranja e banana para produção de geléias e barras de cereais nutritivas, incorporando frutos amazônicos, cupuaçu e bacuri em sua formulação que contribuem para o aroma e sabor dos produtos. Além disso, os frutos são adquiridos de comunidades de agricultores familiares, contribuindo significativamente para a geração de renda nessas comunidades.

Sobre a Rede Enactus – Presente em 33 países, a Enactus – organização que engaja universitários em projetos de empreendedorismo social – completa 25 anos de atuação no Brasil. Unindo grandes empresas do país, estudantes e professores, a instituição já engajou mais de 3 mil estudantes em 127 times. Os mais de 185 projetos desenvolvidos movimentaram mais de R$1 milhão em seus respectivos setores e impactaram mais de 83 mil pessoas.

Saiba mais sobre a Rede Enactus e outras iniciativas do Time Enactus UFPA acessando aqui.

Participe da campanha!

TEXTO: Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA

FOTOS: Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA

ODS 1 - Erradicação da PobrezaODS 10 - Redução das DesigualdadesODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis