Tomam posse membros do Conselho de Avaliação da Propriedade Intelectual e Patentes da UFPA

No último dia 10 de abril, a Universidade Federal do Pará (UFPA) celebrou um importante marco no avanço da inovação tecnológica e proteção da propriedade intelectual. O evento de posse dos conselheiros da Agência de Inovação Tecnológica e do Conselho de Avaliação da Propriedade Intelectual e Patentes da UFPA foi realizado no auditório da Universitec.

O evento teve início com uma cerimônia de boas-vindas, em que autoridades acadêmicas e representantes do setor público destacaram a importância da inovação e da proteção intelectual para o desenvolvimento regional e nacional.

Os membros do Conselho de Avaliação da Propriedade Intelectual e Patentes assumiram o compromisso de analisar e avaliar os pedidos de patentes e registros de propriedade intelectual gerados na universidade, visando garantir a proteção adequada aos inventores e fomentar o desenvolvimento econômico e tecnológico.

Já os conselheiros da Agência de Inovação Tecnológica assumiram a responsabilidade de promover a cultura empreendedora e facilitar a transferência de tecnologia da universidade para o mercado, através da incubação de empresas, parcerias com o setor produtivo e estímulo à criação de startups.

O evento foi encerrado com a fala da Coordenadora de Propriedade Intelectual, Ma. Rosangela Rita Miranda Cavaleiro, reafirmando a importância da área de propriedade intelectual para a Universidade, visto que protege as descobertas e invenções feitas pelos pesquisadores da universidade, incentivando a inovação e a pesquisa contínua.

Com essa iniciativa, a UFPA reafirma seu compromisso com a produção de conhecimento e inovação tecnológica, contribuindo para o avanço científico e o desenvolvimento sustentável.

TEXTO: Universitec

FOTOS: Universitec