Nesta sexta-feira, 14 de agosto, o Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo (Empactur) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará mais uma live do Projeto “Conversando sobre Turismo”. A reunião será transmitida via Google Meet e Facebook do Empactur, a partir das 15h. O acesso à sala virtual de reuniões será permitido pelo link enviado para os inscritos via e-mail, momentos antes do evento. As inscrições podem ser feitas aqui.
Intitulada “Perspectivas do Turismo de Base Comunitária na Amazônia (TBC)", a temática da live apresenta-se como um segmento viável no contexto das tendências do turismo pós-pandemia, uma prática que só é possível com envolvimento e participação das comunidades locais que valorizam os recursos da região amazônica, possibilitando, assim, o turismo regional.
De acordo com a professora Silvia Cruz, a Amazônia é uma região formada socialmente por pequenos produtores e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos, cada um com sua história, tradição e valores. Por isso o TBC, que é uma prática de turismo com princípios comunitários, tornou-se uma alternativa para o desenvolvimento de pequenas comunidades da Amazônia, uma vez que elas são as protagonistas desse processo.
"O TBC não exclui as atividades tradicionais como a agricultura, o artesanato ou o saber local. Ele reforça a permanência dessas atividades para que o turista possa vivenciar as experiências tradicionais e, assim, poder ser um meio de preservação das tradições culturais e sociais na Amazônia, assim como dos recursos naturais", explica.
"Conversando sobre Turismo" – Realizado mensalmente desde 2016, agora em formato virtual, o projeto traz abordagens de temas importantes para a atividade turística em quatro linhas norteadoras: Planejamento e Gestão; Eventos e Agenciamento; Lazer e Hospitalidade e Qualificação.
Esta edição irá contar com a participação dos professores Susy Simonetti, Silvia Cruz e Bruno Muniz de Brito, que buscam fomentar a reflexão sobre as questões do turismo na contemporaneidade, bem como criar o espaço para possibilitar o diálogo entre a comunidade acadêmica e o mercado.
"Será um momento importantíssimo, inclusive para refletirmos sobre as práticas e conceitos do TBC e vislumbrarmos estratégias de desenvolvimento nesse contexto tão difícil para a mobilidade social, e por conseguinte para o turismo na região", afirma a professora Silvia Cruz.
Serviços:
Live Conversando sobre o Turismo: “Perspectivas do Turismo de Base Comunitária na Amazônia (TBC)".
Data: 14 de agosto de 2020
Hora: a partir das 15h
Inscrições: podem ser feitas aqui.
Plataforma de acesso: Google Meet e Facebook do Empactur.
Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Divulgação